Manaus (AM) – O parque de diversões que estava funcionando irregularmente na área externa do shopping Phelippe Daou, na Cidade de Deus, zona Norte e palco de uma quase tragédia no último domingo (19), foi interditado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Fiscais do instituto foram acionados após denúncia, fazendo ação nesta segunda-feira (20), verificando que o parque não tinha autorização expedida pela Gerência de Comércio Fixo em Áreas Públicas (GFAP). A fiscalização nos brinquedos é realizada por órgão competente, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e Corpo de Bombeiros.
Cada parque necessita ter um engenheiro responsável por este serviço, funcionalidade dos equipamentos (brinquedos) e o que for necessário numa vistoria, além de apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para obter a autorização junto ao Implurb, o responsável pelo parque de diversões deve apresentar Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), ART do engenheiro, laudo técnico de instalação, laudo técnico dos brinquedos, croqui de montagem dos equipamentos e ART do Crea-AM.
“Com a documentação, o interessado pode dar entrada no pedido de regularização junto à Prefeitura de Manaus. O funcionamento regular só é permitido após a autorização ser liberada”, explicou o gerente da GFAP, Roberto Carvalho.
Roda gigante do “medo”
No último domingo (19), um homem e uma criança caíram no chão após a cadeira de uma roda gigante se desprender, no mesmo parque. O acidente aconteceu durante o “Festival Folclórico da Zona Leste”, que acontece na área externa do shopping Phelippe Daou, na Avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus
Um vídeo, gravado por outros frequentadores do local, viralizou nas redes sociais, foi filmado por outro usuário do brinquedo e mostra o momento em que o homem vai ao chão e a cadeira fica balançado no ar. A cena causou pânico nas pessoas que presenciaram a situação. Não há informações de feridos.
Veja vídeo gravado por populares:
Onde denunciar?
Denúncias sobre obras irregulares, obstrução de passeio público e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e por e-mail, para o [email protected]
*Com informações da assessoria
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Entregador de distribuidora morre durante acidente de trânsito em Manaus
Interdição na alça inferior no viaduto de Flores é mantida em horário de pico
Vítima em parque de diversões fala de barulho antes de acidente: “Um estalo”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
A decisão tomada pela Prefeitura Municipal de Manaus – PMM, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-AM e demais autoridades, mesmo que tardia, foi corretíssima, mas a necessidade de uma medida preventiva por parte da Prefeitura quando da autorização de instalação de Parque de Diversões, Palcos de Eventos…, com a apresentação de Engenheiro Mecânico, com a emissão de Laudo Técnico dos Equipamentos e Anotação de Responsabilidade Técnica ART.
Afonso Ferreira Bernardes
Eng. Mecânico
Eng. de Seg. do Trabalho
Presidente da ABEMEC-AM – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais do Estado do Amazonas