×
Fotografia

Exposição de Sebastião Salgado chega ao RJ após passar por SP e Europa

A exibição chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 19, no Museu do Amanhã, e fica até janeiro do ano que vem

A mostra “Amazônia”, de autoria do renomado fotógrafo Sebastião Salgado já passou por Paris, Londres, Roma e São Paulo, com a exibição de 194 fotos que retratam a maior floresta tropical do mundo, o cotidiano das comunidades e as belezas da região após sete anos de imersão do fotógrafo na região Norte do país.

A exibição chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 19, no Museu do Amanhã, e fica até janeiro do ano que vem. A exposição também traz relatos, em vídeos, com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados atualmente pelas comunidades.

A mostra é um convite ao debate em defesa do ecossistema imprescindível à vida no planeta. “Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, explica Lélia Wanick Salgado, que assina a curadoria. No espaço expositivo, o ambiente tem trilha sonora original do francês Jean-Michel Jarre, elaborada a pedido dos Salgado a partir dos sons da floresta.

A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Uma delas mostra paisagens florestais acompanhadas pelo poema sinfônico Erosão – Origem do Rio Amazonas, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra traz uma sequência de retratos de índios, sonorizada por uma peça de Rodolfo Stroeter especialmente composta.

O fotógrafo participará de uma mesa redonda virtual com jornalistas da região interessados na mostra, que deve passar ainda pela Califórnia, nos Estados Unidos. “Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Projeto leva crianças para visitação de espaços públicos

Show de André Valadão é confirmado no Passo a Paço de Manaus

Rui Machado celebra 40 anos de carreira em espetáculo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *