×
Eleições 2022

Como a internet pode ser usada como ferramenta política nas eleições 2022?

Especialistas em marketing digital, cientistas políticos, parlamentares e internautas ponderam sobre a força da internet na escolha de voto

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A disputa na corrida eleitoral é marcada por inúmeros fatores que podem influenciar a vitória ou derrota dos candidatos. O uso da internet é uma das possibilidades para assegurar o sucesso. A partir de ferramentas disponíveis na rede mundial, é possível ampliar a divulgação da imagem e ideias de determinada figura política. Do lado da população, a internet também pode ser canal para acompanhar as movimentações de parlamentares e seus grupos.

No entanto, ainda que a internet possa ser uma aliada, conforme especialistas, a sua utilização indevida, como o fenômeno das fake News no campo digital, acaba enfraquecendo o processo eleitoral e a própria democracia.

Nos últimos anos, o cenário político tem sido influenciado cada vez mais pela internet, principalmente no período eleitoral. Porém, a partir das eleições de 2018, a utilização dessa tecnologia passou a ser mais explorada em campanhas eleitorais.

A estratégia de investir na internet para impulsionar o nome de políticos em campanha eleitoral tem ganhado destaque, visto que há dados que dimensionam um retorno positivo para aqueles que buscam outros meios de propaganda além dos convencionais.

Conforme dados da pesquisa “Você na Mira”, do centro independente de pesquisas Interlab, os partidos que receberam mais votos para os seus deputados federais foram os que usaram a ferramenta “impulsionamento de conteúdo” na internet, ou seja, a compra de publicações patrocinadas por redes sociais, como facebook e por sites de busca como o Google. A principal plataforma utilizada para esse tipo de propaganda foi o facebook.

Ao mesmo tempo, a pesquisa enfatiza que apesar do impulsionamento de conteúdo ser uma possibilidade para aumentar o engajamento, ele não garante sozinho que um político seja eleito. Um outro fator ainda mais importante é a construção de um engajamento orgânico por meio de campanhas digitais.

“A vitória nas urnas de Jair Bolsonaro e de candidatos do seu partido PSL em geral é um exemplo disso. O sucesso de tais candidaturas e a dominância nas redes sociais não resultou de massivos investimentos em impulsionamento, mas provavelmente de uma campanha digital estruturada de forma mais difusa e complexa”,

diz a pesquisa.

Impacto da internet nas eleições

Segundo a estrategista em Marketing Digital, Carol Guerra, o uso massivo das plataformas digitais possibilitou novas formas de se fazer política. Nesse sentido, os candidatos ao pleito precisam estar inseridos nas plataformas digitais para que suas ideias sejam divulgadas de forma mais clara, rápida e acessível aos eleitores, assim como entender suas funcionalidades, para que ele possa interagir com o público de maneira eficaz.

“A imagem do político, na internet, pode ser fortalecida e linkada com o seu posicionamento político com mais facilidade e até mesmo ‘viralizar’. Nas mídias, o político é mais visto e consequentemente, mais lembrado. Precisamos levar em conta também o algoritmo, que entrega conteúdos para quem tem interesse naquele determinado assunto, e se torna mais fácil alcançar o seu possível eleitor”,

disse a profissional do marketing.

Dessa forma, os candidatos ao pleito que compreendem o potencial da internet conseguem ampliar seu alcance no espaço digital e, consequentemente, aumentam sua imagem para o público. De acordo com Carol Guerra, alguns nomes da política souberam manejar as plataformas da internet de forma tão eficiente que conseguiram construir seguidores fieis, porém, extremistas na internet.

“Na internet, uma vírgula pode ser entendida de forma errada. Por isso, sempre indico que todos os políticos, profissionais, empresas e pessoas que queiram estar presentes na internet, tenham um profissional da comunicação ao seu lado e trabalhando com você”,

afirmou.

Para o cientista político Helso Ribeiro, a internet é de fundamental importância na prática política atualmente, justamente por causa do seu grande potencial de alcance.

“Eu custo a crer que a grande maioria dos eleitores não sejam tocados por informações que chegam através da internet. Mesmo as oficiais, por vezes, chegam de forma mais rápida pela internet, pelas redes sociais de candidatos. Então eu acredito que não tem como, hoje, um candidato preterir o Instagram, o Facebook, e o YouTube. Enfim, todas as redes sociais possíveis”

Ao mesmo tempo, Ribeiro enfatiza que apesar da internet ser uma ótima ferramenta de divulgação, também é importante levar em conta, em relação ao sucesso nas eleições, o investimento financeiro.

“Eu continuo achando que quem ganha as eleições é o poder aquisitivo, que pode movimentar as redes sociais pela internet”, apontou.

Acompanhamento

A dentista Milayde Braga, de 24 anos, utiliza as redes sociais para acompanhar algumas figuras políticas. Dessa forma, ela consegue saber quais são as principais ideias e pautas defendidas, e quais ações são articuladas no trabalho de determinado político.

“Nas redes sociais posso ter acesso ao que estão fazendo no dia a dia, como os trabalhos, projetos e compromissos. Vejo a internet como uma uma grande aliada para aproximar eleitores de políticos. Assim, fico por dentro de suas ações para me certificar do meu voto”, disse Milayde.

Já o corretor imobiliário Wellington Peres, de 26 anos, também vê a internet como uma ferramenta importante para monitorar as ações de figuras políticas. Porém, não costuma seguir políticos nas redes sociais, pois também analisa o conteúdo publicado como propaganda.

“Não tenho muito interesse nas páginas de políticos que na maioria das vezes tem como proposta a propaganda, em vez de informar o trabalho ou feitos no mandato de forma séria”, explicou.

Fake News

Apesar dos benefícios proporcionados pela internet, Milayde percebeu nas redes um problema do mundo físico, mas que conseguiu se expandir para o espaço digital: a propagação e veiculação de Fake News nas redes sociais. Para não cair nas notícias falsas nestas eleições, a dentista tem buscado se informar nos grandes veículos de comunicação.

“A eleição de 2018, apesar de ter sido completamente democrática e constitucional, com certeza teve muitos eleitores manipulados através de fake news. Por isso, esse ano as fake news ainda são uma preocupação, pois pode ocorrer tudo novamente. Para lidar com essas notícias, eu procuro a fonte original da informação em veículos de comunicação sérios e procuro alertar aqueles que não tem essa orientação”,

afirmou.

De acordo com o cientista político Helso Ribeiro, a disseminação de notícias falsas não iniciou na internet. No entanto, por ser um espaço onde há uma circulação rápida de informações, a propagação de fake News também se tornou ainda mais veloz. Para ele, os efeitos das fake News no processo eleitoral são danosos para a democracia.

“Então, é uma das formas que os candidatos têm para denegrir os seus adversários, com notícias falsas. Eu diria que a democracia ela se faz com o respeito ao diverso e com a clareza, com a luz do sol. Então, os danos das notícias falsas para democracia são imensos”,

explicou.

Assim como Milayde, o deputado Serafim Correa (PSB) também analisa a internet como um espaço muito importante para a exposição de ideias, e uma ferramenta eficaz de divulgação em período eleitoral. Porém, também se preocupa com a questão das notícias falsas divulgadas na internet.

“Isso nós repudiamos e por certo a Justiça Eleitoral haverá de ser rigorosa com aqueles que usam informação falsa para iludir os eleitores”, alertou o deputado.

Vítima de fake News, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) observa que o combate a fake News é primordial. Também percebe que instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm atuado ativamente nesta questão para tornar o período eleitoral mais democrático.

“Acho que TSE tem sido muito atento, muito ágil e muito rígido na fiscalização disso e eu espero que o Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas também passe a ter uma atitude mais proativa. Se os tribunais eleitorais, fiscalizadores das eleições forem rígidos e ativos, a internet se torna um instrumento importante de divulgação das candidaturas e de debate democrático pautado na verdade”,

declarou.

Ativo na internet, o vereador Amom Mandel (Cidadania) também já foi vítima de fake News de redes especializadas na internet. Para que as eleições deste ano não sejam interferidas por notícias falsas, o vereador ressalta a importância de valorizar a imprensa profissional.  

“A única forma de se combater mentiras dentro ou fora da internet é com a verdade e não com a censura. Então, eu penso que a melhor forma é valorizar a imprensa profissional, os veículos de comunicação, a seriedade na propagação das informações, e tentar sempre trabalhar em conjunto com as políticas educacionais, com as instituições de ensino e assim por diante para conscientizar e formar cidadão”, observou.

Leia mais:

PT Amazonas oficializa nomes de candidatos para disputar as eleições deste ano

General do STM diz que Forças Armadas não podem se envolver com eleições no Brasil

Convenções partidárias marcam ajustes finais para eleições no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *