A ministra Rosa Weber é a nova presidente da Corte no próximo biênio, após a votação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta quarta-feira (10). O nome da ministra já era previsto para assumir o cargo.
A ministra toma posse em 12 de setembro. Luís Roberto Barroso será o vice-presidente do STF.
Weber assume no lugar de Luiz Fux pelo critério de ser a ministra mais antiga que ainda não ocupou o cargo.
“São atos de rotina. Isso, todavia, não ofusca a simbologia deste momento. Realça a instituição. Na verdade, é a ideia matriz que está na Bíblia: Outra geração vai, mas a terra permanece para sempre”, disse em discurso no plenário.
A ministra falou que se sente sensibilizada com o exercício do cargo após 46 anos de magistratura. “Exercer a Presidência do STF, para uma juíza como eu, que está na magistratura há 46 anos, é uma honra. Em especial nesses tempos tumultuados, o exercício desse cargo trata-se de um imenso desafio. Vou procurar desempenhá-lo com serenidade e com a parceria dos senhores e diante da integridade e da soberania da Constituição”.
* Com informações do site Metrópoles
Leia mais:
Rosa Weber será relatora da ação contra Bolsonaro por ataques aos sistema eleitoral
Weber envia à PGR pedido de inquérito contra Bolsonaro por homofobia
Maioria do STF vota a favor de reajuste de 18% para ministros e servidores
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱