Manaus (AM)- A viagem à Amazônia de um dos antropólogos mais influentes do século XX, Roy Wagner, conduz o documentário “Intercâmbio de Perspectivas: Roy Wagner na Amazônia”, dirigido por Erlan Souza e Gustavo Soranz.
O lançamento, seguido de um debate, aconteceu neste domingo (28) no Centro Cultural dos Povos da Amazônia na avenida Silves, 2222 – Crespo.
Assinado pela Rizoma Audiovisual, produtora com sua proposta de unir conhecimento antropológico com linguagem cinematográfica, o filme traz as perspectivas múltiplas que são compartilhadas durante uma viagem de Roy Wagner para a Amazônia, em que o antropólogo estabelece uma relação com indígenas do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico.
“Com seu livro “A Invenção da Cultura”, Roy Wagner possibilitou uma mudança de perspectiva na Antropologia Contemporânea, e seus escritos possuem grande relevância ainda nos dias atuais. Seu encontro com os índios do Alto Rio Negro foi emblemático”, destaca Erlan Souza.
O documentário tem 42 minutos de duração e, após a exibição, foi realizada uma mesa de debates, com a presença de Ivan Barreto (Bahserikowi), Gilton Mendes, antropólogo do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS – UFAM), Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), Jessilda Furtado, diretora do CCPA e dos realizadores, Erlan Souza e Gustavo Soranz, sócios da Rizoma Audiovisual.
Sinopse
Um dos antropólogos mais influentes do século XX, Roy Wagner realiza uma viagem para a Amazônia, e estabelece relação com indígenas do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico. Perspectivas múltiplas são compartilhadas.
Ficha técnica:
Fotografia e Direção: Erlan Souza e Gustavo Soranz
Roteiro e Edição: Gustavo Soranz
Produção: Rizoma Audiovisual
Apoio: NEAI – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (PPGAS/UFAM).
Saiba mais
Gustavo Soranz é roteirista, produtor, e diretor de documentários. Pesquisador e Professor visitante na Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-graduação em Artes. Coordenador de inúmeros projetos de pesquisa, desenvolvimento e produção Audiovisual. Diretor Executivo da Rizoma Audiovisual.
Erlan Souza é antropólogo, diretor de fotografia, produtor e diretor de documentários sobre a sociodiversidade amazônica. Pesquisador do Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, Espanha. Membro e Sócio Efetivo da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia. Diretor Executivo da Rizoma Audiovisual.
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Passo a Paço terá recorde em apresentações de artistas locais
Festival de Cirandas de Manacapuru retorna ao formato presencial
Conheça três passeios gratuitos para “turistar” em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱