×
Museu

Museu Amazônico integra programação da 16ª Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Manaus (AM)- O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra a programação da 16ª Primavera dos Museus que acontece entre 19 a 23 de setembro, com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”, sugerindo uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.

A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais que ocorre anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem por objetivo divulgar e valorizar os museus brasileiros, colaborando para aproximá-los da sociedade.

Segundo o IBRAM, o tema propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Acesse a programação:

Exposição Virtual: a partir de 19 de setembro

Tema: “Arte e ciência na flora e fauna amazônica

A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, Lucimery Ribeiro e Carolina Brandão, tem como objetivo apresentar as produções artísticas da coleção Feliciano Lana, salvaguardadas no Museu Amazônico. As obras destacam os saberes tradicionais e a flora e fauna amazônica, nos permitindo pensar na discussão entre arte e ciência no ambiente educacional, seja ele formal ou informal.

Para visitar, acesse:

https://leilaadrianabaptaglin02gt.46graus.com/exposicao-virtual-colecao-feliciano-pimentel-lana/

Exposição virtualTema: “Arte e ciência na flora amazônica”

A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, tem como objetivo apresentar as produções da artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin (1984-….). Em suas obras, destaca-se a flora amazônica, em especial a roraimense, dando margem para pensarmos na diversidade de experiências artísticas que podem e devem ser levadas para o ambiente educacional formal, informal e não-formal.

Para visitar, acesse:

https://leilaadrianabaptaglin.46graus.com/exposicao-virtual-leila-a-baptaglin/

21 de setembro- Ação educativa das 14h às 15h30, na biblioteca do Museu Amazônico. Tema: “Independência ou Independências?”. Palestrantes: Dyson Teles Alves, Rosângela, Martins e Carolina Brandão Gonçalves

Ação educativa- Lançamento de um jogo de memória e de uma HQ, online, com reproduções de desenhos feitos por Feliciano Lana, ambos os produtos com curadoria e ilustração feitas, respectivamente, pela artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

22 de setembro a 22 de outubro- Atividade cultural- Violões no Museu Amazônico, com os músicos Nelson Fernando Cayhado e Márcio Carvalho. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

23 de setembro – Palestra das 14h às 16h, presencial no Museu Amazônico. Dublagem Brasileira: processo de produção do documentário “A voz brasileira no cinema” com a palestrante Catharine Senna e organização de Thiago Morais.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Foto: Alex Pazuello.

Leia mais:

Artistas do AM contam sobre experiências no Rock in Rio

Curso gratuito de formação circenses abre inscrições em Manaus

Fetam realiza lançamento de livro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *