×
INFRAESTRUTURA

Obras no ‘Caródromo’ de Caapiranga modernizam palco do Festival do Cará

Além do festival dos Carás, o espaço recebe eventos como o réveillon oficial e o aniversário da cidade

Caapiranga
Conhecida como a “Terra dos Carás”, Caapiranga lidera a produção do tubérculo no Amazonas. - Divulgação

Caapiranga (AM) – Palco do tradicional Festival dos Carás, em Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), o Centro Cultural Caródromo está sendo reformado pela primeira vez desde a sua inauguração, há mais de uma década.

Resultado de parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura, as obras que vão modernizar o espaço cultural alcançaram 20%, na última semana.

Terra dos carás

Conhecida como a “Terra dos Carás”, Caapiranga lidera a produção do tubérculo no Amazonas. A produção anual gira em torno de quatro toneladas, por ano.

A cultura da terra inspirou o festival artístico, criado em 2006, e no qual disputam e festejam o “Cará Branco” e “Cará Roxo”, o atual campeão.

As obras no Centro Cultural vão modernizar o piso, paredes, instalações elétricas, cobertura, instalação de combate a incêndio, entrou outras coisas.

Os recursos foram repassados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).

Fiscal da Seinfra, o engenheiro Fernando dos Reis Aragão disse que o projeto tem como proposta uma nova apresentação arquitetônica.

Este projeto de revitalização contribuirá de forma positiva para o desenvolvimento do município, valorizando a preservação da história e dos patrimônios públicos municipais, movimentando a economia e a geração de emprego”.

Além do festival, o centro cultural também recebe shows e eventos tradicionais, como o réveillon oficial e a festa de aniversário da cidade.

As obras de revitalização começaram em junho deste ano e a previsão é que o trabalho seja finalizado em fevereiro de 2023.

Festival do Carás

Com o objetivo de divulgar o município como maior exportador de Cará do estado, em 2006, foi criado o Festival dos Carás, um dos maiores eventos culturais do município de Caapiranga.

O Festival tem a finalidade de destacar a agricultura, economia e cultura das comunidades locais.

O festival envolve duas agremiações, que apresentam um espetáculo que também destaque aspectos do folclore amazônico.

O Grupo Recreativo e Folclórico Cará Roxo Império de Yam e o Grêmio Recreativo Cará Branco Carawaça.

Durante o evento, é disputado entre as agremiações os itens individuais de musa carandeira, porta estandarte, deusa da colheita e o título mais esperado, rei e rainha.

Este ano, o Cará Roxo tornou-se tetra campeão consecutivo e no geral hexa. Já o Cará Branco venceu o festival por duas edições.

Chefe de departamento de turismo da Prefeitura de Caapiranga, Orizângela Reis, exaltou o festival e a sua importância para a divulgação da cidade.

Pensando em algo que pudesse divulgar mais as safras recordes do cará, que pudessem dar retorno aos nossos agricultores, tivemos a ideia de criar as danças e, dessa forma, surgiu o evento. É de suma importância uma vez que movimenta a economia em vários segmentos como comércio, hotéis, restaurantes e embarcações”, disse Reis, que é ex-dirigente do Cará Roxo.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Wilson Lima já concluiu 94 obras em Manaus, com mais de meio bilhão de reais em investimentos

Obras de infraestrutura do “Asfalta Manaus” avançam no bairro Compensa

Obras de reestruturação realizam sonho de moradores do Nova Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *