×
Ataque

Ao menos 9 mortos e 19 desaparecidos após ataque russo, diz Ucrânia

O anúncio da invasão russa foi feito por Putin, na madrugada desta quinta, durante um pronunciamento transmitido em cadeia nacional

Ao menos nove pessoas morreram após o avanço das tropas russas no sudeste e sul da Ucrânia, informaram a Polícia Nacional e o Serviço de Guarda de Fronteiras. Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, deu sinal verde para o que definiu como “operação militar especial” contra a Ucrânia.

O governo ucraniano diz que a ação é uma “invasão total”. Segundo o levantamento dos órgãos ucranianos, as mortes confirmadas são:

  • Três civis mortos em Donetsk, na cidade de Vugledar, após bombardeios;
  • Um morto em Berdyansk após forças russas alvejarem uma unidade militar de defesa aérea;
  • Três guardas de fronteiras mortos em Skadovsk;
  • Um guarda de fronteira morto em Kherson após bombardeio;
  • Um menino morreu após explosão durante incêndio em prédio residencial em Chuguiv.

Foram registrados pelo menos 10 militares feridos nas cidades Nikolaev, Berdyansk, Skadovsk e Myrhorod. Segundo o site CBS News, a Polícia Nacional informou que 19 pessoas estão desaparecidas. No sul da Ucrânia, também há relatos de uso de foguetes e helicópteros contra tropas ucranianas.

Nas redes sociais, o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia informou que uma de suas instalações em Kiev, na capital, foi bombardeada “provavelmente por mísseis”.

O anúncio da invasão russa foi feito por Putin, na madrugada desta quinta, durante um pronunciamento transmitido em cadeia nacional.

“Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial. Nossa análise concluiu que nosso confronto com essas forças [ucranianas] é inevitável (…) Algumas palavras para aqueles que seriam tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente e você terá consequências que nunca teve antes em sua história”, disse Putin.

A Rússia tem mais de 150 mil soldados, tanques e mísseis posicionados ao longo da fronteira ucraniana. O regime de Vladimir Putin —que, inicialmente, negou a intenção de invasão e acusou americanos de “histeria”— reclama de uma eventual adesão de Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética.

Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região. Por isso, o presidente quer uma declaração formal de que a Ucrânia nunca vai se filiar à aliança.

Em contrapartida, os Estados Unidos e países aliados do Ocidente (como o Reino Unido, França e a Alemanha) ameaçam o país com “sanções econômicas severas” e “resposta ágil”. A Rússia já anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014, o que culminou em sanções econômicas dos EUA e da União Europeia. O país também é acusado de financiar os rebeldes pró-Moscou que controlam as autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e Donetsk, na região de Donbass.

*Com informações do Uol

Leia mais:

Vídeos mostram ataques da Rússia contra a Ucrânia; veja

Rússia realiza teste de mísseis aumentando tensões com EUA e Ucrânia

Bolsonaro embarca para Moscou em meio à crise entre Rússia e Ucrânia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *