Manaus (AM) – A desembargadora Nélia Caminha Jorge foi aclamada nova presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas. Os outros quatro magistrados que concorriam, Socorro Guedes, Cezar Bandieira, Airton Gentil e Lafayette Vieira desistiram de inscrições e apoiaram a magistrada. A nova presidente também teria contado com o apoio do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell.

Para o cargo de vice-presidente, foi eleita a desembargadora Joana Meirelles e para o corregedor-geral, o desembargador Jomar Fernandes.

Os três novos eleitos devem tomar posse dos cargos no dia 2 de janeiro, mas ainda não há informações sobre o local definido.

Anteriormente, a posse dos dirigentes ocorria no mês de julho, mas houve nova escolha de data pelo plenário da instituição em 2021, para assegurar princípio da eficiência na administração pública e melhor aplicação da lei orçamentária. A Assembleia Legislativa publicou a Lei Complementar Estadual n.º 228/2022 para tal fim.

Nélia Caminha Jorge

Nélia Caminha Jorge, nasceu em Manaus, tem 59 anos e ingressou na magistratura no ano de 1989, assumindo, naquele ano, o cargo de Juíza Substituta de Carreira do TJAM na Comarca de Humaitá. Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, é pós-graduada em Direito Eleitoral e em Direito Civil e Processual Civil,

Em 2015, foi escolhida como nova desembargadora do TJAM, com 16 votos, ocupando a vaga deixada pelo desembargador Rafael Romano, que se aposentou em setembro daquele ano.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Flávio Pascarelli, Graça Figueiredo e Anselmo Chíxaro tomam posse como novos dirigentes do TJAM

David Almeida prestigia cerimônia de posse de dirigentes do TJAM

Prefeitura de Manaus destaca ações de saúde da mulher em lançamento de campanha do TJAM