Manaus (AM) — O atual prefeito e pré-candidato David Almeida (Avante) e o deputado federal e pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) seguem disputando pela liderança dos corações dos manauaras nas eleições à Prefeitura de Manaus. Em nova pesquisa divulgada pelo instituto Direto ao Ponto Pesquisas, nesta quinta-feira (27), no cenário estimulado, David foi mencionado por 27,4% e o atual deputado federal Amom Mandel é o segundo com 21,4%.
Em terceiro lugar no desempenho aparece o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil) com 13,4%, em quarto lugar, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) pontua 11,9%, seguido do ex-deputado Marcelo Ramos (PT) com 6,3%, em sexto lugar Wilker Barreto (Mobiliza) aparece com 3,0% e em último lugar Maria do Carmo Seffair (Novo) com 2,4%.
Os eleitores que não souberam ou não responderam somam 5,8%, e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto são 8,4%.
Em ambos os cenários, tanto na pesquisa espontânea, onde os eleitores manifestam suas preferências sem sugestões prévias, quanto na estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, David aparece à frente na corrida eleitoral.
Cenário espontâneo
Na indagação ao eleitor sem expor os nomes dos candidatos, David Almeida lidera, com 13,1% das menções, seguido por Amom Mandel com 8,7%. Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto aparecem com 6,5% e 3,0%, respectivamente. Marcelo Ramos tem 1,6%, Maria do Carmo Seffair 0,8%, e Wilker Barreto 0,5%.
Uma parcela significativa de 61,2% dos eleitores ainda não soube ou não quis responder, enquanto 3,1% optaram por branco ou nulo, e outros candidatos somam 1,5%.
Rejeição dos candidatos
O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos. O pré-candidato Marcelo Ramos aparece com a maior rejeição entre os eleitores com 56,3%. Ramos mantém o posto de mais rejeitado pelos manauaras, nas três últimas pesquisas divulgadas nesta semana.
Após Marcelo Ramos, David Almeida é o segundo mais rejeitado com 46,5% dos eleitores afirmando que não votariam neles de jeito nenhum. Wilker Barreto tem uma rejeição de 38,0%, Capitão Alberto Neto de 32,3%, Roberto Cidade de 29,2%, Maria do Carmo Seffair de 25,6%, e Amom Mandel de 24,7%.
Crescimento
Em comparação com os resultados da pesquisa do Direto ao Ponto realizada em maio, David Almeida e Roberto Cidade registraram um crescimento.
David Almeida aumentou suas intenções de voto em 2,9%, enquanto Roberto Cidade apresentou um crescimento de 0,9%.
Outro ponto importante a destacar é que Roberto Cidade assumiu a terceira colocação na disputa, ultrapassando Capitão Alberto Neto.
Queda
Já Amom e Capitão Alberto Neto, em comparação aos números de maio, estão em curva de queda.
Amom registrou uma redução de 1,4% nas intenções de voto, enquanto Capitão Alberto Neto apresentou uma queda de 0,3%.
Dados da Pesquisa
O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu, presencialmente, 830 eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 21 e 24 de junho. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o Nº AM-05732/2024.
Leia mais:
Marcelo Ramos aparece na liderança em rejeição entre pré-candidatos a Prefeitura de Manaus
David abre vantagem sobre Amom em nova pesquisa à Prefeitura de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱