A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou, nesta segunda-feira (29), o edital que regulamenta a inscrição e a seleção de crianças de 1 a 3 anos para concorrer às vagas nas creches da rede municipal de ensino no ano letivo de 2026.
O documento está disponível para consulta no Diário Oficial do Município (DOM), por meio do endereço eletrônico: https://dom.manaus.am.gov.br/pdf/2025/dezembro/DOM%206222%2029.12.2025%20CAD%201.pdf. e estabelece normas e critérios para inscrição, seleção e matrícula, garantindo transparência e organização no preenchimento das vagas.
Atualmente, a Semed administra 29 creches, distribuídas em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da capital amazonense, ampliando o acesso à educação infantil em diferentes regiões da cidade.
Inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br , no período de 6 a 13/1, para vagas nas turmas do Maternal 1, 2 e 3. A gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato, alerta pais e responsáveis para a necessidade de atenção redobrada no momento do preenchimento das informações.
A gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato, orienta pais e responsáveis a redobrarem a atenção no momento do cadastro.
“Pedimos que os pais tenham bastante atenção no preenchimento dos dados. Um erro comum é informar a data de nascimento do responsável no lugar da data de nascimento da criança, o que pode levar à perda da vaga. Por isso, é fundamental ter a certidão de nascimento em mãos e acompanhar todo o processo com cuidado”, destacou a gerente.
Divulgação dos resultados e cadastro-reserva
As listas com os nomes das crianças contempladas e aquelas que ficarão em cadastro-reserva serão divulgadas no próprio site de inscrição. As crianças incluídas no cadastro-reserva poderão ser chamadas ao longo do ano letivo de 2026, conforme a abertura de novas vagas na rede municipal.
A Semed reforça que o cumprimento correto das orientações do edital garante mais segurança, transparência e equidade no processo de matrícula, evitando prejuízos às crianças por erros no preenchimento das informações.
Leia mais: Governo convoca 847 aprovados e reforça PM, Polícia Civil e Bombeiros no Amazonas
