O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que visitará o ex-presidente Jair Bolsonaro na próxima quinta-feira (29), no presídio onde ele está detido.
A visita havia sido cogitada na semana anterior, mas não ocorreu. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o encontro.
Eleições 2026
A confirmação da agenda ocorre em meio a articulações no núcleo bolsonarista e no contexto de debates sobre o reposicionamento da direita com foco nas eleições de 2026.
Pressionado por apoiadores de Bolsonaro, Tarcísio evitou comentar a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República, anunciada pelo próprio ex-presidente nas redes sociais.
Por outro lado, o governador voltou a afirmar que sua prioridade política é a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.
“Sou candidato à reeleição em São Paulo e vou trabalhar por uma direita unida e forte”, declarou Tarcísio. De acordo com o governador, a visita terá caráter de solidariedade e apoio pessoal ao ex-presidente.
Além do chefe do Executivo paulista, o STF autorizou outras duas visitas a Bolsonaro. Uma delas será de Diego Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, prevista para o dia 28 de janeiro.
A outra será do pecuarista Bruno Scheid (PL), pré-candidato ao Senado por Rondônia, agendada para o dia 29.
Esses encontros serão os primeiros com pessoas fora do núcleo familiar desde que Bolsonaro foi transferido, em 15 de janeiro, da Superintendência da Polícia Federal para o Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha.
O último encontro presencial entre Tarcísio e Bolsonaro ocorreu em setembro do ano passado. Em dezembro, o STF chegou a autorizar uma nova visita, contudo, ela não aconteceu após a decretação da prisão preventiva do ex-presidente.
A equipe jurídica de Bolsonaro tentou converter a prisão para o regime domiciliar, sob alegação de problemas de saúde. No entanto, o pedido foi rejeitado pelo ministro Gilmar Mendes.
Motivação
A visita de Tarcísio ocorre após o governador ter se posicionado publicamente a favor da ida de Bolsonaro para casa, citando preocupações com o estado de saúde do ex-presidente.
Aliados relatam ainda que o governador paulista teria atuado de forma reservada junto a ministros do STF em busca de alternativas à permanência de Bolsonaro no sistema prisional.
Mesmo afastando, por ora, um projeto presidencial, Tarcísio segue citado como um dos principais nomes da direita para a disputa nacional de 2026. Ainda assim, ele reforça publicamente o compromisso político com São Paulo.
Leia mais: Bolsonaro reforçará a Tarcísio que reeleição em SP é ‘fundamental’, diz Flávio.
