Manaus (AM) – Conhecido como “Pacu”, Jhones Odlaniger do Amor Santana, de 23 anos, por envolvimento no latrocínio tentado que teve como vítima um sargento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O crime ocorreu no dia 5 de maio deste ano, em um estabelecimento comercial localizado na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
Durante coletiva de imprensa realizada no14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o delegado Christiano Castilho, titular da unidade policial, informou que quatro pessoas participaram da ação criminosa; Jhones, Larissa Pereira Simplício, conhecida como “Formiguinha”, que também já foi presa pela PMAM, além de outros dois indivíduos que estão sendo investigados.
“Na ocasião do crime, Larissa e um dos infratores entraram na loja onde o policial militar trabalhava como segurança, o intuito deles era roubar apenas a arma de fogo que o policial possuía. Porém, ele acabou reagindo e houve troca de tiros. A vítima foi alvejada com tiros no rosto e no tórax, e foi levada para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, onde encontra-se internada”, detalhou o delegado.
A autoridade policial explicou que a participação de “Pacu” foi dar apoio do lado externo do estabelecimento comercial, durante a fuga do grupo.
“Iniciamos as investigações e chegamos a identificação deles, com base nisso, solicitamos à Justiça pelos mandados de prisão preventiva, e as ordens judiciais foram expedidas na quinta-feira (12), pelo juiz Luís Alberto Nascimento Albuquerque, do Plantão Criminal”, relatou Castilho.
Crime planejado
Segundo o delegado, o policial militar era o alvo dos criminosos, que tentaram tomar a arma do de Jackson.
“A intenção deles não era assaltar a loja, mas era subtrair a arma de fogo do policial militar. A intenção da Larissa era distrair os atendentes da loja, para deixar o policial militar sozinho, e o outro comparsa entrou com a intenção de pegar o sargento de surpresa. Mas o policial militar conseguiu reagir e houve a troca de tiros”, explica o delegado.
Até o momento os outros dois participantes do crime se encontram foragidos. A polícia civil vai continuar com as investigações para prender os outros dois participantes do latrocínio tentado contra o policial militar.
No momento da ação criminosa, o delegado conta que outros dois integrantes, entre eles o Pacu, estavam do outro lado da rua, em frente à loja, para dar suporte na hora da fuga.
Relembre o caso
Um policial militar, identificado como Jackson Cesar Souza, está em estado gravíssimo após trocar tiros com um assaltante em um estabelecimento na Grande Circular, Zona Leste de Manaus. A infração foi registrada nesta quinta-feira (5).
Jackson, segundo informações preliminares, trabalhava como segurança na loja e foi atingido com cinco tiros, sendo dois na face. Ele foi submetido a procedimento cirúrgico, que terminou por volta de 21h15, está em estado gravíssimo e foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os suspeitos conseguiram fugir após o ocorrido em uma moto, que foi roubada na saída do local. O veículo foi encontrado no bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus. Pelo vídeo, é possível ver que a dupla criminosa era formada por um casal.
Prisão
Com a ordem judicial decretada, os policiais seguiram em busca de “Pacu” e conseguiram efetuar a sua prisão na sexta-feira (13), por volta das 17h, na rua do Areal, bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. “As investigações devem continuar para prender os demais envolvidos no crime”, afirmou o delegado.
Procedimentos
“Pacu” de responder pelo crime de homicídio tentado. Ele será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerá à disposição da Justiça.
Leia mais:
Vídeo: PM troca tiros durante assalto em loja de Manaus e é baleado
PM realiza o 1º Passeio Motociclístico e MotoFest Tiradentes em Manaus
“Não iremos descansar”, diz Comandante da PM sobre assassinato de cabo da polícia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱