O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou a defender o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem corte nos salários. A declaração foi feita nesta quinta-feira (21), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
Ao falar sobre a pressão popular pela mudança, o ministro destacou a participação das mulheres e dos jovens no debate. “Quero cumprimentar especialmente as mulheres e a juventude que, com seu grito, colocaram a redução em pauta: nós queremos acabar com a escala 6×1 imediatamente”, afirmou.
Segundo Luiz Marinho, o Projeto de Lei nº 1.838/26 prevê a redução imediata da jornada para 40 horas semanais, garantindo duas folgas por semana sem reduzir salários. O ministro afirmou ainda que acredita na aprovação da proposta pelo Congresso Nacional.
Durante a audiência, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, também defendeu a medida. “Em 1988, quando a jornada foi reduzida para 44 horas, diziam que o Brasil ia quebrar. Quando aumentou o salário mínimo, disseram que ia quebrar, mas nada disso aconteceu”, declarou.
Além disso, Luiz Marinho afirmou que empresas que já adotaram a escala 5×2 registraram aumento de produtividade, redução de faltas e melhora na qualidade dos serviços. Ainda conforme ele, muitas empresas enfrentam dificuldades para contratar trabalhadores quando mantêm a escala 6×1.
Leia mais
Neymar vai passar por avaliações na Granja Comary antes da Copa do Mundo
Aluguel de casas para o Festival de Parintins 2026 custa até R$ 50 mil
