×
Capacitação

Ufam e Parque das Tribos realizam oficinas de Jornalismo Indígena

A equipe do projeto é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, jornalistas profissionais, professores, estudantes e egressos

Manaus (AM)- A Comunidade Parque das Tribos e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promovem, no próximo dia 7 de outubro, o lançamento das oficinas de jornalismo do projeto de extensão “Jornalismo Indígena”, no Parque das Tribos, bairro indígena situado no Tarumã Açu, zona oeste de Manaus, onde residem cerca de quatro mil pessoas de 700 famílias oriundas de 35 etnias indígenas do estado do Amazonas.

“O objetivo das oficinas é apoiar a prática do jornalismo feito pelos próprios indígenas, incluindo o ponto de vista indígena na cobertura dos acontecimentos, de modo a expressar a diversidade cultural e a cosmovisão dos povos indígenas do estado do Amazonas”, afirma a professora Mirna Feitoza Pereira, do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, coordenadora do projeto.

Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, o projeto será realizado no Parque das Tribos até julho de 2023 e facilitado por professores e professoras do curso de Jornalismo da Ufam e de instituições parceiras, entre elas, o curso de Design da Faculdade Martha Falcão, o portal de notícias Amazon Amazônia e o coletivo de jornalistas Abaré Escola de Jornalismo.

A equipe do projeto é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, jornalistas profissionais, professores, estudantes e egressos do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação, além de professores e professoras da Faculdade de Letras e Faculdade de Educação e de docentes e estudantes do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.

Projeto atende demanda da comunidade indígena

O projeto “Jornalismo Indígena” nasceu a partir de demanda da própria comunidade e foi elaborado por professores da Ufam em conjunto com líderes indígenas do Parque das Tribos, entre eles, o cacique Ismael Munduruku e as lideranças Isael Franklin Gonçalves, da etnia Munduruku, e Danielle Delgado Gonçalves, da etnia Baré.

Na Ufam, o projeto é liderado pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação, com o apoio do Laboratório de Análise e Criação Multimídia, vinculado à Faculdade de Letras.

Dois projetos de iniciação científica estão vinculados ao projeto de extensão: “Diário de campo das oficinas de jornalismo indígena no Parque das Tribos”, e “Mapeamento das experiências de jornalismo indígena no Brasil”, ambos selecionados pelo Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, sob coordenação da professora Mirna Feitoza Pereira.

O Parque das Tribos é o primeiro bairro indígena do estado do Amazonas. Localizado na zona oeste da capital, no Tarumã Açu, ramal do Bancrevea, foi oficializado pela Prefeitura de Manaus no ano de 2014.

Estima-se que cerca de quatro mil pessoas morem no bairro, divididas em 700 famílias e 35 etnias, entre as quais Apurinã, Baniwa, Bara, Barassana, Baré, Dessana, Hupda, Kambeba, Karapãno, Kokama, Kuripako, Marubo, Miranha, Miriti Tapuio, Munduruku Mura, Piratapuia, SateréMawé, Tariano, Tikuna, Tukano, Tuyuka, Yurupari Tapuio, Wanano.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Festival de Teatro da Amazônia anuncia programação

Teatro Amazonas inicia outubro com programação gratuita

Manaus oferta vagas gratuitas para oficinas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *