Manaus (AM) – A prefeitura de Rio Preto da Eva e o Governo do Amazonas realizaram o lançamento do Programa Difusão da Cultura da Pitaya, que pretende transformar o município no maior polo produtor da fruta no estado. Por ser um cacto, o fruto consegue se adaptar a ambientes de altas temperaturas e garante renda aos produtores rurais. O evento aconteceu na última segunda-feira (17), no KM 35, da rodovia AM-010, no ramal Água Branca II, Sítio Toca da Pitaya.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, o Secretário de Produção Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, do Secretário de Estado de Produção Rural (SEPROR), Petrucio Magalhães, além de outras autoridades e produtores rurais.
Durante o evento foi apresentado aos produtores rurais, o processo de produção e o manejo da pitaya, assim como as tecnologias necessárias para a difusão desta cultura em potencial. Também foram distribuídas 100 unidades demonstrativas da pitaya para 100 produtores do município.
“O objetivo é permitir que ao fim de um ano esses produtores saibam como produzir e entendam a cultura da pitaya, e assim possam escolher se serão ou não produtores”,
informou Eduardo Castelo.
O secretário de produção rural de Rio Preto ainda informou que nesse um ano de acompanhamento, a parceria entre prefeitura e governo vai dar toda a orientação necessária aos produtores, os insumos e as mudas, e aos produtores caberão às estacas, a mão de obra, e o compromisso com o projeto de produção da fruta.
“Nós firmamos uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva para identificarmos 100 pequenos produtores rurais interessados em cultivar a pitaya, garantindo mudas, insumos de um modo geral, fertilizantes, minerais e orgânicos para que esses produtores possam produzir. Visando fornecer essa matéria-prima, o fruto da pitaya, para indústria, pensando no mercado internacional”,
afirmou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.
O secretário enfatizou, ainda, que os coeficientes de produção no estado já estão dando bons resultados. No primeiro ano, já foi registrada a produção de quatro toneladas da fruta por hectare. No segundo ano, o número já chegou a nove toneladas.
Para o prefeito Anderson Sousa, é de suma importância essa parceria com o governo. “O Governo do Amazonas transformou o estado e escolheu fazer aqui uma agricultura diferenciada. Este ano, foi quadruplicado o orçamento da Sepror, tornando possível fazer vários convênios com a Prefeitura de Rio Preto da Eva”, disse Anderson.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Prefeito de Rio Preto da Eva declara apoio à Wilson Lima e Lula no 2º turno
Parte danificada do Mercado Adolpho Lisboa é interditada e passará por obras
FVS alerta municípios sobre doenças que afetam a população devido à seca dos rios no AM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱