×
Em defesa da Zona Franca

David Almeida faz reunião urgente em defesa da Zona Franca de Manaus

A reunião está acontecendo neste momento no Palácio Rio Branco

Manaus (AM)-  O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) convocou uma reunião de urgência em nome da Zona Franca Franca de Manaus na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus. Lideranças políticas, empresariais e de classe do Estado fizeram parte do encontro aberto à imprensa.

“No dia em que a Zona França de Manaus completa 55 anos, esse foi o pior presente que poderíamos ter para nosso modelo econômico. Não se trata aqui de politizar e nem buscar protagonismo político. Neste momento, todos estamos unidos pelo Amazonas”, afirmou David.

O prefeito de Manaus também explicou que a primeira medida será conseguir, junto ao Governo Federal, que as vantagens conquistadas pela ZFM sejam mantidas.

“Nós queremos que se mantenham as vantagens comparativas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Não vamos nos colocar contra o decreto que beneficia 300 mil industrias. Mas, que outro decreto possa ser publicado, mantendo as vantagens comparativas da ZFM. Esse é o primeiro caminho, o do diálogo. Caso não consigamos, temos outros caminhos e não excluímos combater a própria publicação do decreto em si”, explica.

Próximos passos

David Almeida também disse que será redigida, nesta segunda-feira, uma carta aberta do povo do Amazonas para o presidente Bolsonaro.

“Forças políticas, empresariais e de trabalhadores do Estados, vamos redigir essa carta…o Senador Omar Aziz e os demais parlamentares da bancada federal já fizeram contato com o Ministro [da Fazenda] Paulo Guedes, no sábado (26) e tem uma reunião pré agendada e nos colocamos para participar junto com os senhores e acredito que o Governador Wilson Lima, também. Porém, chegaremos com uma proposta concreta e a resposta que temos é que esse decreto fere de morte o nosso polo de desenvolvimento. Não vamos medir esforços para preservar os investimentos e empregos gerados na nossa capital. Outras propostas são bem vindas, mas desde que venham a somar com nosso modelo … Nós temos um partido, o Amazonas. Nós temos um candidato: a Zona Franca de Manaus”, disse.

https://twitter.com/portalemtempo/status/1498314279639998465?s=218465?s=21

O senador Omar Aziz (PSD) concordou com a fala do prefeito e falou mais sobre a carta aberta ao presidente da República.

“Uma carta do povo do Amazonas, assinada pelo Prefeito, o Governador, os senadores, bancada federal e todos os representantes … Não podemos ficar de braços cruzados … Queremos a assinatura do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), presidente da Assembleia [Legislativa do Estado do Amazonas ], da Câmara Municipal de Manaus (CMM), das entidades de classe trabalhadora e empresariais. A carta irá conter a proposta para que possamos modificar esse decreto o mais rápido possível. Vamos conversar com ele [Ministro Paulo Guedes] no dia 8 de março e todos estaremos presentes e esperamos que esse encaminhamento dê o resultado que estamos esperando”, disse o parlamentar.

Avaliação

O presidente do Centro de Industria do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco, um dos representantes empresariais na reunião, espera que as medidas deem resultado, para a manutenção dos empregos no Amazonas.

“Produto importado não gera emprego no Brasil e é com ele que os produtos aqui produzidos, competem. Então, nessa carta vai nossa recomendação ao Governo Federal de que seja excepcionalizada a redução de IPI para produtos que não sejam produzidos no Brasil. Ou seja, os importados e os produtos que são produzidos aqui na Zona Franca, os que tem por obrigação do cumprimento dos PPB’s [Processo Produtivo Básico] e, com isso, nós mantermos as nossas vantagens e é fácil de explicar isso. Por exemplo, o IPI para nós é zero. No importado, no similar, o IPI é de 35%. Aplicando 25% de redução nesse IPI, o nosso concorrente está com um produto 8% mais barato que antes. Essa é a nossa briga. Ninguém é contra a redução de impostos, não. Porém, aquilo que, verdadeiramente, gera emprego ao povo brasileiro deve ser preservado e o Amazonas é Brasil. Já os importados, não. Não geram emprego”, comenta.

Também estiveram presente a reunião o vice-presidente da Câmara Federal, Marcelo Ramos; o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Solto; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis; Deputados Estaduais, Vereadores e representantes da classe empresarial, o vice presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.

Acompanhe a live com o repórter Carlos Araújo:

Leia mais:

Políticos do AM defendem Zona Franca em meio a ataques do Governo Federal

Zona Franca de Manaus celebra 55 anos com geração de renda e desenvolvimento

Wilson Lima diz que vai reunir com Paulo Guedes para defender a Zona Franca

Edição Web: Bruna Oliveira

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *