×

Projeto recolhe mais de uma tonelada de lixo do Rio Negro

Manaus (AM) – O projeto Orla Limpa, ação socioambiental realizada no sábado (19), no entorno da base de operações da Distribuidora Atem,  recolheu mais de 1 tonelada de lixo retirado da orla do rio Negro.

Vaso sanitário, baldes, pneus, garrafas de plástico, de vidro, latinhas e muitos sacos de arroz, feijão e de outros alimentos e produtos foram recolhidos por colaboradores da Atem que atuaram voluntariamente no projeto.

O objetivo do projeto Orla Limpa é a conscientização ambiental por meio da coleta de lixo da orla do rio Negro. Antes da ação, os colaboradores ouviram a palestra de conscientização ambiental ministrada pelo coordenador do programa Previna da Atem, Jander Araújo.

O projeto

Colaboradores da Atem participam voluntariamente da coleta – Foto: Divulgação

O projeto Orla Limpa começou no ano passado, em 2021, por iniciativa dos próprios colaboradores da empresa. Com a vazante, eles conseguiram ver a quantidade de lixo que a população despeja no rio.  “Quando soubemos que a Atem estava apoiando projetos de preservação ambiental, vimos que era possível contribuir para reduzir a quantidade de lixo que é jogada no rio Negro”,

conta a química Francijane Macedo, que está desde o início no projeto.

“Nós fazemos questão de nos doar até fisicamente dando o nosso máximo na coleta do lixo porque é preciso mostrar para a população que ainda há muito a ser feito para melhorar esse cenário”, destaca Francijane

Para Jander Araújo, a coleta de lixo não é o principal objetivo do projeto Orla Limpa.

“O que queremos é ampliar a consciência crítica do time em relação à problemática ambiental. É fazer com que eles entendam que é preciso educar os nossos filhos, nossa família e todos em volta para que entendam que o lixo que se joga do carro vai direto para rios e mares. Queremos transformar a consciência ecológica em um valor”,

ressalta Araújo.

Destino correto

O coordenador do projeto Orla Limpa, Evanilson Santos, disse que o próximo passo agora é fazer a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos para que uma empresa terceirizada possa fazer a separação do lixo coletado para que tenha um destino correto.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Hector Silva

Leia mais:

Atem lança promoção com prêmios que vão de TVs a vales-combustível

Rio Negro sobe, em média, 11cm em 4 dias, e chuvas anunciam processo do fim da vazante, diz Inmet

Atem, nas ruas e nos rios, crescendo junto com Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Quero parabenizar os funcionários da empresa ATEM pela excelente iniciativa, o que prefeitura e o estado são incapazes de fazer. Em relação a contratação de uma empresa terceirizada para realizar a coleta, sugiro que seja repassada a uma cooperativa de reciclagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *