×
"Adeus Guerreira!"

Líder comunitária Maria Odete, a “Gorda” do Canal Livre, morre em Manaus

Ela defendia as comunidades da zona Leste de Manaus com afinco, trabalhando há mais de 20 anos no movimento comunitário

Manaus (AM) – Uma das lideranças comunitárias mais atuantes e respeitadas da zona Leste de Manaus morreu na manhã desta quarta-feira (2), vítima de pneumonia, aos 64 anos.

Maria Odete Martins defendia as comunidades com afinco, trabalhando há mais de 20 anos no movimento comunitário.

Ficou conhecida em Manaus, ainda na década de 90, quando começou a participar do programa Canal Livre, um sucesso de audiência da época. Ela participava da animação na atração ao lado de personagens como Gil da Esfirra e Velha.

Sua atuação se estendia, também, na área da saúde, onde participava de um conselho, justamente buscando melhorias aos bairros.

Dona Maria Odete, deixa um legado de luta e amor pela zona Leste da capital

Líderes tristes

Nas redes sociais, diversos nomes do movimento comunitário lamentaram a morte de Maria Odete.

Em uma rede social, a líder comunitária no Lago Azul, zona Norte de Manaus, Esmeralda Laranjeira, pediu orações aos familiares.

“Deus te chamou para perto D’Ele. Que haja conforto para o coração da família, neste momento”, disse.

Cléo Polania, líder comunitária na zona Leste e atuante nos conselhos de saúde, também lamentou a perda da companheira de luta.

“Era atuante, uma guerreira, um exemplo de vida e força para todos do movimento comunitário. Estamos muito tristes com a perda de nossa querida amiga Odete. só Deus para confortar os amigos e familiares, nesse momento”, afirma.

O ativista social e líder comunitário, Carlos Eduardo Araújo, disse que Maria Odete deixa um legado de amor pelas comunidades de Manaus.

“Com tudo aquilo que construiu, fez pelas pessoas, se sacrificou sem dia e hora. Atuante, jamais deixou de esticar a mão ao próximo e ser uma verdadeira guerreira quando se tratava de defender o povo humilde da zona Leste. Ela deixa uma grande lição de amor pelo próximo, pelas comunidades”, comenta.

A presidente da Central Única das Comunidades do Estado do Amazonas (CUC), Mara Santos, lembra que a partida de Maria Odete é uma perda irreparável ao movimento comunitário.

“Além disso, uma pessoa que deixou muitas coisas boas. A vida dela foi de alegria, na luta pelo bem para as pessoas e muito querida e importante. Conselheira de saúde, deixou, de fato, um legado no Amazonas e sentiremos sua falta no meio comunitário. Tinha um jeito especial de motivar as pessoas”, pontua.

“Quando perdemos alguém de tal importância, com certeza, nosso movimento fica com a carência daquele (a) amigo (a). Estamos pedindo a Deus que a receba em seus braços e que a família, enlutada, tenha forças para superar essa perda. Nós, da Central Única das Comunidades, estamos todos tristes com a partida dela. Cada um dos nossos irmãos comunitários que se vai é uma lacuna aberta para nós da CUC. Nossos maiores sentimentos, pois estamos com o coração em luto pela nossa grande amiga, Maria Odete, a querida ‘Gorda'”, lamenta.

Leia mais:

Cartórios do AM registram queda de 94% nas mortes por Covid-19 em janeiro de 2022

Motorista tenta “correr da morte”, mas acaba executado em Manaus

Aurélio Miguel, Fofão e Servílio de Oliveira serão homenageados em Congresso Olímpico

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *