×
Festa

Categoria Ouro do 65° Festival Folclórico do Amazonas inicia nesta sexta-feira

A abertura será no dia 14 de julho, a partir das 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia

Reprodução: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro terá início no dia 14 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia, bairro Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A abertura da temporada temática será marcada pelo show da atração nacional, original de Pernambuco, Banda Fulô de Mandacaru.

A programação da noite inicia às 20h com uma sequência de apresentações dos grupos campeões de 2022: Ciranda Rosas de Ouro; Quadrilha Alternativa Funk na Roça; Quadrilha Tradicional Caipira na Roça; Dança Nacional Café XV de Outubro; Dança Internacional Caxemira; Quadrilha Cômica As Poderosas na Roça.

Encerrando a noite, a Banda Fulô de Mandacaru se apresenta entre 22h15 e 23h45, com o melhor do forró e suas várias vertentes, uma das características da banda com mais de 20 anos de formação, composta por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê.

O festival

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a categoria ouro do festival exalta a tradição e conta a história da cultura popular do Amazonas.

“São dezenas de danças folclóricas, além do boi-bumbá que representam muito da identidade cultural do Amazonas. O festival traz manifestações artísticas com o pertencimento de uma comunidade, de um grupo social, uma escola e, assim, as gerações atuais dão continuidade a uma história, que se iniciou anos atrás e perdura até hoje, envolvendo o coletivo em torno da cultura e do folclore”, disse o secretário.

Programação

Reprodução: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Do dia 15 a 29 de julho, o 65º Festival Folclórico do Amazonas contemplará 70 apresentações: 15 a 26 de julho, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe 64 grupos folclóricos, das mais diversas modalidades e, nos dias 28 e 29 de julho, os 06 bois-bumbás de Manaus, entre Master A e B, levam suas apresentações ao Sambódromo.

Neste ano, o festival recebeu o repasse do Governo do Estado de mais de 20% em relação ao ano passado, destinado ao fomento das associações representativas dos grupos folclóricos e aos bois-bumbás de Manaus.

Além do aspecto cultural, o festival movimenta a cadeia produtiva da cultura. São costureiras, figurinistas, aderecistas, coreógrafos, músicos entre outras profissões recrutadas neste período.

No Centro Cultural Povos da Amazônia, pequenos empreendedores locais também encontram no festejo uma oportunidade para reforçar a renda no espaço gastronômico e artesanal, aberto ao público, e com várias opções de comidas típicas e de entretenimento.

Acompanhe a programação completa (dias e horários das apresentações) do 65º Festival Folclórico do Amazonas pelas redes sociais @culturadoam.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Apuração do 65° Festival Folclórico do Amazonas ocorre nesta segunda (26)

Acessórios valorizam a cultura, artesãos e a economia local para o Festival Folclórico

Abertura do 65º Festival Folclórico do Amazonas reúne 9 mil pessoas na Bola da Suframa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *