Não importa se o time é um gigante do futebol brasileiro ou uma equipe que busca fazer seu nome, o Campeonato Brasileiro da Série B permite que todos sonhem. Vinte clubes entram em campo e apenas quatro vão poder comemorar a maior glória, que é subir para a Série A do Campeonato Brasileiro.
A Série B é muito importante para quem faz aposta online já que são 38 rodadas com 10 jogos cada e uma certa imprevisibilidade que é apaixonante, especialmente nos últimos anos. Clubes com grande história que caem para a Série B não tem mais o passe livre e a volta garantida de antes.
Para ficar em dois exemplos, o Vasco ficou dois anos na Série B antes de retornar em 2022 e o Cruzeiro ficou três temporadas.
A edição de 2023 não tem tantos clubes grandes, já que além de Vasco e Cruzeiro, Bahia e Grêmio também conseguiram o acesso. Mas o maior equilíbrio de forças, torcidas e orçamentos pode deixar tudo ainda mais emocionante.
Equipes da Série B do Brasileirão
No total são 20 equipes, sendo quatro que foram rebaixadas da Série A na temporada 2022 – Atlético-GO, Avaí, Juventude e Ceará – e quatro que subiram da Série C: Vitória, ABC, Botafogo (SP) e Mirassol.
Confira abaixo a relação completa:
- São Paulo: Novorizontino, Mirassol, Botafogo (SP), Guarani, Ponte Preta, Ituano
- Santa Catarina: Criciúma, Chapecoense e Avaí
- Goiás: Vila Nova e Atlético-GO
- Minas Gerais: Tombense
- Rio Grande do Sul: Juventude
- Ceará: Ceará
- Pernambuco: Sport
- Bahia: Vitória
- Maranhão: Sampaio Corrêa
- Alagoas: CRB
- Paraná: Londrina
- Rio Grande do Norte: ABC
É interessante notar como a competição é mais representativa, com 12 estados presentes, três a mais que na Série A. O estado de São Paulo é disparado o com mais representantes, com seis, seguido de Santa Catarina, com três.
Como apostar na Série B
Como dito acima, a Série B é uma competição até imprevisível de certa forma. O Náutico de 2021 é uma prova disso: o time perdeu a primeira partida apenas na 15ª rodada, mas caiu de forma dramática e terminou apenas na oitava posição. No ano seguinte foi rebaixado para a Série C.
Por isso a competição exige muito estudo, cuidado e acompanhar de perto as ações, já que os times são muito instáveis, os elencos são curtos e as trocas de treinadores constantes.
Antes de apostar em um jogo, saiba o retrospecto recente de cada equipe, as escalações e quais são os desfalques e os principais jogadores e como foram os confrontos diretos recentes entre as equipes. Todas essas informações são facilmente acessíveis.
Não esqueça de analisar as odds com cuidado, afinal elas podem variar bastante, inclusive quando o jogo começa. Por ser uma grande competição, é possível apostar ao vivo e aproveitar boas odds.
O que as últimas edições da Série B ensinam é que times que entram em crise podem ter grandes dificuldades de se reerguer, ainda mais quando começam a trocar de treinadores a todo momento. É comum que equipes tenham três ou mais técnicos durante a competição.
Por isso é importante descobrir quais clubes estão planejados, contam com boa estrutura, profissionais competentes e dirigentes profissionais. Clubes tradicionais podem chamar a atenção, mas a mistura de amadorismo na gestão, torcida pressionando e grande cobertura da imprensa pode jogar contra e não a favor.
Não é coincidência que clubes pequenos ou com pouca tradição estão subindo divisão a divisão, enquanto clubes tradicionais parecem sempre ficar para trás e a cada ano se complicar ainda mais.
Quantos pontos é preciso para subir?
Cada torcedor tem uma conta na cabeça para sonhar com o acesso. O número costuma ficar acima dos 60 pontos e no máximo em 64 pontos. Veja os quartos colocados dos últimos anos na Série B.
· 2022: Vasco da Gama com 62 pontos
· 2021: Avaí com 64 pontos
· 2020: Cuiabá com 61 pontos
· 2019: Atlético-GO com 62 pontos
· 2018: Goiás com 60 pontos
· 2017: Paraná com 64 pontos
· 2016: Bahia com 63 pontos
Você acha que seu time está pronto para chegar nesse número de pontos?
Quantos pontos para evitar o rebaixamento?
O rebaixamento para a Série C é muito temido. Afinal, se a queda para a segunda divisão implica em uma queda enorme de receita, além do prejuízo esportivo, a queda para a terceira divisão exige um corte gigantesco das contas.
Não é incomum que times que estão na Série A caíam para a B e por mau planejamento sejam derrubados para a C logo depois, afinal a diferença de contextos é enorme. Abaixo estão os primeiros times dentro do rebaixamento e os pontos que eles tiveram.
Os torcedores de times da Série B que estão pouco confiantes com seu time precisam saber a informação abaixo.
- 2022: CSA (42 pontos)
- 2021: Remo (43 pontos)
- 2020: Figueirense (39 pontos)
- 2019: Londrina (39 pontos)
- 2018: Paysandu (43 pontos)
- 2017: Luverdense (44 pontos)
- 2016: Joinville (40 pontos)
Se na Série A costuma-se falar que 45 pontos salva um time do rebaixamento, na Série B a linha é um pouco mais embaixo.
Resumo da Série B
Por ser uma competição longa, muito equilibrada e que emparelha as equipes financeiramente, a Série B é apaixonante e suas 38 rodadas passam voando com tanta emoção.
Algo também a ser considerado são as grandes viagens, com seis equipes do Nordeste e cinco da região Sul, o que gera deslocamentos de milhares de quilômetros com um calendário que tem muitas vezes três jogos em sete dias.
Mesmo que as datas FIFA não tirem jogadores da Série B, as folgas para os jogos de seleção são um bom momento de descanso, treinos e planejamento. Mesmo assim, a maratona é considerável e ganhará o time que mais se preparar e contratar de forma inteligente.
Você está pronto para a Série B de 2023 do Campeonato Brasileiro? Então acompanhe os jogos e não deixe de dar seus palpites!
Leia mais:
Série C: Manaus perde para o Ypiranga-RS por 2 a 0
Especialistas discutem impactos da regulamentação das apostas esportivas para o jogador
Apostando em esportes de combate: boxe, MMA e mais
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱