×
Segurança

Procuradoria e PC-AM iniciam capacitação de policiais civis sobre violência contra as mulheres

O curso tem como objetivo melhorar os protocolos de atendimento a mulheres vítimas das mais diversas formas de violência

Manaus (AM) — Melhorar os protocolos de atendimento a mulheres vítimas das mais diversas formas de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e obstétrica, entre outras. Esse é o objetivo do curso de formação para policiais civis que começa nesta quarta-feira (26). A capacitação, que é uma articulação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia do Amazonas com a Polícia Civil, acontece no auditório da Delegacia Geral, a partir das 8h.

Segundo a Procuradora da Mulher, deputada Alessandra Campelo, a capacitação conta com apoio do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, e do Delegado-Geral da PC-AM, Dr. Bruno de Paula Fraga. Essa é a segunda etapa da capacitação das forças de segurança. A etapa anterior do curso capacitou aproximadamente 1.500 policiais militares da capital e interior .

“A formação continuada tem como objetivo capacitar os profissionais da segurança pública para uma compreensão acerca da violência contra as mulheres baseada em gênero e a complexidade das relações sociais”

, explica a deputada.

Missão

Uma das atribuições da Procuradoria é estabelecer parcerias para atuação articulada com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Sociedade Civil, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes do sexo feminino, seus direitos humanos, assistência qualificada e responsabilização dos agressores.

A formação também atende a proposituras aprovadas pelo Poder Legislativo Estadual. A Lei n° 5.018/2019, de autoria da deputada Alessandra Campelo, incorpora matérias relativas aos direitos e formas de abordagem das mulheres ao portfólio de capacitação dos operadores de segurança pública no estado.

O curso também respeita os dispositivos da Lei n° 5.673/2021, também de autoria da deputada Alessandra em conjunto com a ex-deputada Therezinha Ruiz, que assegura a formação e capacitação dos profissionais da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A qualificação da PC-AM fortalece ainda a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), que protege as mulheres da violência doméstica e familiar. A formação contempla ainda a agenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública a respeito do enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no País.

Programação

A capacitação da Polícia Civil do Amazonas acontecerá em três datas: 26 de julho e 2 e 9 de agosto, das 8h às 15h. O evento terá a participação de delegados, investigadores, escrivães, administrativos, além dos palestrantes – assistentes sociais, psicólogas, defensores públicos, promotores, delegadas da mulher, entre outros.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Deputado quer incluir doadores de pulmão, rins e fígado para meia-entrada no AM

David Almeida recebe Medalha Mérito Santos Dumont durante cerimônia alusiva aos 150 anos

Presidente Lula passará por cirurgia no quadril

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *