Segundo o Palácio do Planalto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aceitou a sugestão de horário oferecida por diplomatas brasileiros para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Nova York.
Nesta segunda-feira (18), que Lula ofereceu a Zelensky uma abertura de agenda às 16h da quarta-feira (20), após seu encontro com o presidente americano Joe Biden.
“O governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente Joe Biden”, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.
O local oferecido para a reunião é o hotel em Nova York onde o presidente brasileiro está hospedado.
A sugestão foi recebida inicialmente com hesitação pela delegação ucraniana, porque Zelensky tem viagem prevista para a capital americana de Washington justamente na tarde de quarta-feira.
O pedido oficial para uma reunião bilateral entre Lula e Zelensky às margens da Assembleia-Geral da ONU partiu do lado ucraniano.
Autoridades do país europeu informaram que o pedido foi feito formalmente pela Embaixada da Ucrânia em Brasília há duas semanas, mas não houve oferta de horário em resposta.
O Itamaraty afirmou que trabalhou nesse período para encaixar agendas para que o encontro ocorra.
Segundo a diplomacia brasileira, Lula recebeu mais de 50 pedidos de bilaterais com chefes de Estado e agências da ONU, o que dificultou a questão da agenda.
Inicialmente, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, havia afirmado que o convite tinha partido de Lula.
*Com informações da CNN Brasil
Leia mais
Zelensky afirma que ‘Lula quer ser original’ no plano de paz
Zelensky pede que jornalistas da AL levem à verdade sobre a guerra
Zelensky defende aparições para o mundo ver a Ucrânia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱