×
fumaça

Manaus tem a 2ª pior qualidade do ar do mundo após amanhecer encoberta por fumaça

Segunda pior qualidade do ar do mundo de acordo com o aplicativo Selva

Foto: Reprodução

Manaus – Mais uma manhã Manaus amanheceu encoberta por fumaça causadas por queimadas na Amazônia. Devido à crise ambiental que o Amazonas vem sofrendo, a capital registrou, nesta quarta-feira (11), a segunda pior qualidade do ar do mundo.

Os dados são do painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de se sensores ao redor do mundo – incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

Antes concentrada nas zonas sul e oeste, a fumaça desta vez se espalhou por toda a cidade e deixou vários prédios encobertos.

Foto: Reprodução

A média do índice de poluição de Manaus é de 459 ug/m3 e só perde para só para o condado de Siskiyou, localizado na Califórnia, Estados Unidos. A região alcança o nível alarmante de 748 ug/m3.

Dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a fumaça que voltou a encobrir a capital do Amazonas tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com e que foram levantados pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

De acordo com dados do Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.

Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe.

Manaus, neste mesmo período, registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, rodovia que liga o Roraima e Amazonas, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.

Denúncias

De 1º a 10 de outubro, a Semmas recebeu 14 denúncias de queimadas dentro do período urbano de Manaus. A secretaria passou todos os registros para os órgãos de Segurança Pública do Estado com o objetivo de identificar os autores.

Além disso, a Semmas tem feito um trabalho de resfriamentos dos parques da cidade. Todos os dias, os caminhões-pipa estão atuando nesse trabalho, no sentido de evitar algum foco de incêndio nas unidades administradas pela secretaria.

O órgão municipal de Meio Ambiente aproveita para reforçar que a população pode contribuir denunciando qualquer tipo de queimada pelo WhatsApp (92) 98842-2161 ou no e-mail: [email protected].

Leia mais

Manaus é tomada por fumaça e ar é classificado como perigoso para a saúde

Manaus fica sem internet após queimada atingir rede da Vivo

“Fumaça de queimadas pode causar lesões na visão”, alerta oftalmologista em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *