Manaus – Após mais de 130 dias de vazante, o Rio Negro subiu 17 centímetros em Manaus e uma cota elevada de 12, 87 metros foi registrada nesta segunda-feira (30), por meio de pesquisadores no porto público da capital amazonense. O rio registrou a pior seca em 121 anos de medição, no dia 16 de outubro deste ano, ao atingir 13,59 metros.
Na sexta-feira (27), foi notado que a cota estabilizou em 12,70 metros e no sábado e domingo, O Rio Negro subiu 10 centímetros e outros 7 nesta segunda-feira (30), o que elevou a cota para 12,87 metros.
De acordo com o Porto de Manaus, neste ano, as águas começaram a baixar no dia 17 de junho na capital e assim seguiu por pelo menos 132 dias.
Diferente de 2010, agora considerado o ano da segunda maior seca, o Rio Negro custou mais dias para ficar instável e voltar a elevar a cota.
A medição esperava que o rio voltasse a subir após ficar perceptível a desaceleração da descida das águas na semana passada.
Para se ter ideia, até terça-feira (24), o Rio Negro, descia, em média, 10 centímetros. Na quarta-feira (25), o ritmo reduziu para 6 centímetros; na quinta (26), para 3 centímetros até estabilizar na sexta (27).
A expectativa agora é que o Rio Negro continue subindo e trazendo alívio as milhares de pessoas atingidas pela seca.
Leia também:
Homem é preso suspeito de decapitar e jogar corpo da namorada em bueiro
VÍDEO: homem invade laja jato para furtar pertences na Zona Centro-sul de Manaus
Veja lista dos mortos em queda de avião no Acre; 10 amazonenses
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱