×
Inauguração

Movimento LGBTQIA+ do Amazonas vai inaugurar sede em Manaus

Evento contará com a presença de autoridades e ações de cidadania com serviços gratuitos para a população, dentre eles, emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, corte de cabelo e atendimento psicológico

Manaus (AM) – O Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas irá inaugurar sede, nesta sexta-feira (22), às 9h, localizada na rua Santa Tereza, bairro Santa Luzia, na Zona Sul. A realização ocorre em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e contará com a presença de autoridades, como secretários municipais, estaduais e parlamentares.

“O Instituto da Diversidade LGBTQIA+, do Amazonas, fundado em 9 de junho de 2009 é a integração da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus, que há 20 anos leva informação, cultura, prevenção e cidadania para a população LGBTQIA+ de Manaus”, conta a presidente do Instituto, Bruna La Close.

O Instituto ID+AM nasce com a pluralidade social e demandas da população LGBTQIA+, da capital amazonense, bem como do estado e do Prosamim, sendo uma das referências sociais da luta.

O ID+AM foi instituído em de 20 de janeiro de 2023, e é um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+, elaborado a partir do reconhecimento das demandas apresentadas por essa população, que historicamente é alvo das mais diversas formas de violência, o que coloca em condição de extrema vulnerabilidade e risco social.

O movimento tem como objetivos:

1- Orientar a execução das políticas públicas municipais e estaduais, bem como de combate às desigualdades, ao preconceito e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

2-Promover a cidadania dos direitos humanos, primando pela intersetorialidade e a transversalidade da proposição e implementação dessas políticas.

3- Promover à população LGBTQIA+, os direitos fundamentais de inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, conforme artigo 5 da Constituição Federal.

4- Promover à população LGBT a garantia de direitos sociais e o acesso com qualidade a serviços públicos.

5- Trabalhar na prevenção da saúde IST HIV AIDS.

6-Promoção da cidadania entre parceiros do Estado e municípios de Manaus.

“Somado a isto, no dia do evento de lançamento, ocorrerá a ação de cidadania que terá como serviços oferecidos: atendimento jurídico; atendimento psicológico; assistência social; serviço para emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento; emissão de CPF; Crédito Rosa (Crédito para mulheres empreendedoras); corte de cabelo masculino e feminino; esmalteria; tranças e penteados; designer de sobrancelhas, maquiagem. Todos estão convidados para comemorar conosco este novo momento do nosso movimento na cidade”, convidou La Close.

*Com informações da assessoria.

Leia mais:

Projeto de Lei para proibir crianças e adolescentes em paradas LGBTQIA+

Papa parabeniza associação de católicos LGBTQIA+

Inscrições abertas para 1º Casamento Coletivo LGBTQUIAP+ em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *