×
Evento

Curso na Nilton Lins debate segurança, trabalho e direitos das mulheres nas cidades amazônicas

Evento irá abordar a inclusão da mulher na sociedade, além dos direitos à terra e habitação

Foto: Agência Brasil

‘A luta das mulheres pelo Direito à cidade’ é o tema do curso on-line que a Universidade Nilton Lins realizará nos dias 16 e 17 deste mês para debater e propor soluções para enfrentar a realidade alarmante no Amazonas, onde segundo dados oficiais, uma mulher sofre algum tipo de violência a cada duas horas e que lidera o ranking de casos de violência sexual no país.

Com inscrições abertas no site www.universidadeniltonlins.com.br, o evento irá abordar a inclusão da mulher na sociedade, além dos direitos à terra e habitação, englobando questões como trabalho, renda e segurança nas ruas.

“Quando uma mulher sai de casa de noite para se divertir, ou de madrugada para pegar um ônibus para trabalhar, por exemplo, ela precisa de uma infraestrutura urbana diferenciada e de garantias de integridade no transporte público para que não fique mais vulnerável, porque ao contrário do homem, além da violência cotidiana de roubos e assaltos, a mulher sofre assédio, importunações e até mesmo estupro”, ressalta a professora de Serviço Social da Nilton Lins e uma das coordenadoras do curso, Karolina Aguiar.

O curso abordará também a questão da empregabilidade, condições de trabalho e salário igualitário.

“Todos os índices de agressão, feminicídio e assédio contra as mulheres cresceram muito nos últimos anos no Amazonas. No interior, a situação é mais grave porque há muitos casos de violência sexual contra meninas de 8 a 13 anos não notificados. Quanto mais informação, capacitação e esclarecimento, mais poderemos combater essa triste realidade”, acrescentou Aguiar, que também integra o Conselho Estadual de Direitos da Mulher.

Programação

Além do curso, a programação de extensão da Nilton Lins para o mês de janeiro inclui atividades em diversos segmentos, com destaque para a oficina de verificação de sinais vitais para a área esportiva/fitness; a palestra de estratégias para iniciar uma atividade física na meia-idade, o minicurso sobre saúde indígena e desenvolvimento sustentável e o curso sobre os desafios da saúde pública no Amazonas.

Todos os eventos também estão com inscrições abertas no site da instituição (www.universidadeniltonlins.com.br) e são abertos para profissionais, acadêmicos e ao público em geral.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Vôlei: Equipe amazonense estreia na Superliga B com patrocínio da Nilton Lins

Universidade Nilton Lins abre inscrições para cursos de extensão e preparatório para OAB

Nilton Lins oferece atendimentos odontológicos para comunidade em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *