×
Esperança

Queda do número de mortes por Covid-19 contribui para desobrigatoriedade de máscara

Também houve expressiva queda no número de internações neste período. No último dia 15 de março, foram 32 internações e 3.822 casos confirmados

Manaus (AM) – A capital amazonense mantém a queda no número de óbitos por Covid -19, registrando somente 1 morte nos últimos 8 dias.

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de acordo com os critérios de análise do Boletim Epidemiológico do órgão.

Também houve expressiva queda no número de internações neste período. No último dia 15 de março, foram 32 internações e 3.822 casos confirmados. Nesta quarta-feira (23), o Boletim registrou 28 internações e 2.090 casos.

Comemoração

Durante coletiva de imprensa, ainda nesta quarta-feira, o Governador Wilson Lima comemorou a redução dos óbitos e disse que isso representa a evolução do esquema vacinal e o trabalho que tem sido feito na área da saúde.

“O nosso quadro epidemiológico e o quadro de assistência (e eu estou falando do ponto de vista de internações), ele nos dá a condição para que a gente possa avançar’,

afirma.

Máscaras não obrigatórias

Wilson Lima falou, ainda, sobre a não obrigatoriedade do uso de máscaras no Amazonas. A decisão foi tomada ainda na manhã desta quarta-feira (23), durante reunião com representantes do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Amazonas.

“Estamos recomendando a desobrigação do uso de máscara, mas é importante que as pessoas entendam, e nós vamos continuar vacinando, que a vacina é a arma mais importante contra a Covid-19”,

disse o governador.

Contudo, o monitoramento dos indicadores da pandemia, tanto de vigilância epidemiológica quanto da rede assistencial, permanece sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

“Vamos continuar monitorando, a pandemia ainda não acabou. Essa é uma nova fase”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.

Com a decisão, ficará a critério de cada prefeitura municipal adotar ou não a medida.

Edição: Leonardo Sena

Leia mais:

Wilson Lima decreta fim do uso de máscaras no Amazonas

Manaus deixa de obrigar uso de máscaras em ambientes abertos nesta quarta (16)

Vereadores aprovam não obrigatoriedade de Máscaras anunciada pela Prefeitura de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *