×
Esporte de base

Programa Pelci promove mais de 15 mil atletas em diferentes modalidades no AM

Lançado pelo Governo do Amazonas, Pelci completa dois anos, neste domingo (18)

Atleta Tayná dos Santos. Foto: Divulgação/Sedel

Manaus (AM) – O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) completa dois anos de fundação neste domingo (18). Lançado pelo Governo do Amazonas, em 2022, o programa atua na promoção de atletas da base para o alto rendimento em sete polos em todo o estado e mais de 15 modalidades esportivas.

“O Pelci veio para fazer história. Por esse propósito o governador Wilson Lima está empenhado para que o esporte seja fomentado e que novos talentos sejam descobertos e lapidados para o cenário esportivo local e nacional”, declarou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Inicialmente o Programa buscava atender 5 mil atletas, com a expansão de núcleos e investimentos do Governo do Estado, o Pelci já atua com mais 15 mil jovens e crianças, em modalidades como futebol, handebol, basquete, vôlei, jiu-jitsu, atletismo, wrestling, futsal, entre outros.

Foto: Divulgação/Sedel

O programa é dividido em sete polos, nas cidades de Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa. Integrados ao Pelci atuam também os projetos Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolhinha nos Bairros e Campeões da Vila.

O ano de 2023 foi marcado pela expansão das atividades esportivas do Pelci para os estádios da capital amazonense, Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, beneficiando comunitários de várias zonas de Manaus. “O Pelci é uma oportunidade única para nós jovens que sonhamos em crescer no esporte. Sou muito feliz no futebol”, declarou Caio Gabriel, que hoje atua nas categorias de base do sub-18, do Nacional FC.

Participação feminina

A participação feminina também tem sido destaque no Pelci. Mais de 1.100 atletas mulheres estão inscritas nas aulas de futebol de campo e futsal, contribuindo para a ascensão de talentos, como Tayná Santos de São Gabriel da Cachoeira. A jogadora de 20 anos de idade, também foi revelada pelo o Pelci, agora atua profissionalmente no clube JC de Itacoatiara.

“O Pelci entrou na vida como ponte para acreditar que eu podia realizar meu sonho, e começar a escrever minha história como jogadora de futebol profissional. Quero parabenizar e agradecer ao governo do estado pela criação do Pelci que vem dando oportunidade e esperança para todos os jovens do Amazonas”, disse Tayná Santos.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Matrículas do Pelci para o interior abrem na segunda-feira (5); confira modalidades

Pelci anuncia mais de 3,5 mil vagas para a prática esportiva na próxima segunda-feira (5); confira

Programa +Pelci oferta 5 mil vagas em escolinhas esportivas para crianças e adolescentes no AM

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *