Manaus (AM) – O evento ‘Saber para Resistir, Existir e Viver’, na quinta-feira (7), vai promover reflexões em torno do tema da violência contra a mulher dentro do ambiente universitário e nos relacionamentos conjugais, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O encontro reunirá especialistas de diferentes áreas, será gratuito e aberto ao público, e acontece das 8h às 18h. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário.
A programação ocorre no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado na avenida Roberto Vieira, bairro Coroado.
O evento é uma realização do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos), vinculado à Ufam e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação inclui palestras, roda de conversa, debates, sorteios e a exibição do documentário “Dona Maria, cadê tua poesia?”.
“Nosso objetivo é sensibilizar as mulheres para a tomada de consciência crítica dos problemas que elas enfrentam em seus ambientes de trabalho, de estudo e na vida privada, de modo a encorajá-las no processo de luta e resistência contra as opressões estruturais que violentam os seus corpos, as suas almas e os seus direitos civis, sociais e políticos”,
explica a líder do Gepos e uma das palestrantes do evento, a professora Dra. Iraildes Caldas Torres.
“Convidamos todas as mulheres de Manaus e das cidades do entorno para participar do nosso evento. Será um momento de reflexão sobre a violência contra a mulher e por meio de suas expressões no ambiente universitário representadas pelo assédio moral e sexual, e também, no âmbito de seus relacionamentos conjugais, trazendo uma reflexão sobre o mito do amor romântico e a sua relação com a dominação masculina”, completa a MSc. Sofia Oliveira, uma das mediadoras do evento.
Programação
Os debates iniciam às 8h30 com a mesa de abertura composta pelo reitor da Ufam, Dr. Sylvio Puga, a líder do Gepos, Dra. Iraildes Caldas Torres, a ganhadora do prêmio Melhor Dissertação do PPGSS em 2019, mestre Keliene Ferreira dos Santos, e Florismar Ferreira, representante do Fórum de Mulheres de Manaus.
Às 9h30, ocorre a conferência magna com o tema “O assédio moral e sexual no ambiente universitário”, proferida pela Dra. Iraildes Caldas Torres. Em seguida, a mestre Rayane de Oliveira Viana aborda “O assédio sexual enquanto expressão da violência contra a mulher”. O prof. Dr. Ronaldo Bastos, da Comissão de Combate ao Assédio Moral na Ufam (Cecam), falará sobre o acolhimento e enfrentamento do assédio sexual e moral na universidade. A manhã encerra com um debate mediado pelo prof. Dr. Adson Bulhões.
A partir das 13h, será exibido o documentário “Dona Maria, cadê tua poesia?”. Às 14h, é o momento da roda de conversa sobre “Violência simbólica contra a mulher e a ideia do amor romântico”, com a participação da profª MSc. Elisiane Andrade com o tema “Violência simbólica contra as mulheres”; profª Dra. Alice Ponce de Leão, que vai abordar “Conjugalidades violentas e o mito do amor romântico”; e o mestrando Gabriel Machado, com a temática “É possível novas formas de amar?”. Após a roda, haverá um debate mediado pela profª MSc. Sofia Oliveira e a mestranda Paula Litaiff.
*Com informações da assessoria
Leia mais
UEA abre submissões para 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo
Manaus sedia Primeiro Encontro Brasileiro de Violinistas
Comitiva do AM participa do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱