×
ALERTA

Período chuvoso no Amazonas é tempo de alerta para doenças

O período é propício para surgimento de bactérias, vírus e fungos que trazem algumas doenças

Contaminação por água da chuva causa alerta (Foto: Reprodução)

O Amazonas está passando por um período que tem registrado chuvas em quase todos os dias. Elas podem causar vários transtornos à população, entre eles, em relação à saúde. O período é propício para surgimento de bactérias, vírus e fungos que trazem algumas doenças.

O infectologista Nelson Barbosa da Silva alerta sobre os cuidados para evitar a contaminação por contato com água de enchente.

“Nos períodos chuvosos nós devemos nos preocupar principalmente com a dengue, malária e leptospirose. Essas são as mais graves, mas nós devemos pensar que quando ocorre a chuva há outras doenças de veiculação hídrica. As crianças por exemplo ao entrarem em contato com essas águas e podem desenvolver doenças diarreicas, verminoses, febre tifoide e febre paratifoide”,

destacou.

O especialista destacou que o mais importante para evitar doenças é não manter contato com águas contaminadas e realizar a limpeza de locais que tenham sido atingidos pelas águas.

“Em um mundo ideal seria importante termos um serviço de esgoto que funcionasse em todos os bairros da cidade, mas infelizmente não temos. Onde não tem é importante evitar ao máximo contato com essas águas. É importante também a limpeza desses locais atingidos pela chuva, pois as águas trazem resíduos que estavam esgotos e igarapés podendo trazer doenças. Já as águas paradas podem dar vasão a malária e a dengue”,

destacou.

Nelson Barbosa ressaltou, ainda, que após entrar em contato com águas contaminadas, as pessoas devem ter em mente que entre 72 horas a 96 horas do contato, se apresentar febre, indisposição, lesões na pele e principalmente a febre e calafrio devem procurar qualquer unidade de saúde e referir ao profissional que teve o contato com águas contaminadas.

Veja principais doenças causadas pela chuva:

Dengue
Em áreas com água acumulada, a chance de proliferação da Dengue aumenta, tornando-se um risco ainda maior para as pessoas. Os sintomas são muitos e vão desde febre alta e dores musculares até manchas vermelhas e hemorragias.

Leptospirose
Bastante conhecida por causar dores na cabeça, nos músculos, febre alta e fraqueza, a leptospirose é uma doença altamente infecciosa, causada por bactérias presentes na urina dos ratos. Caso alguém entre em contato com uma superfície contaminada por esta urina, pode desenvolver sintomas que surgem entre 10 e 14 dias após a infecção.

Febre tifoide
Também transmitida pela água infectada, a febre tifoide é outra doença que tem um alto índice de contaminação e mortalidade. Além de sintomas clássicos, como febre, diarreia e vômito, ela também pode causar problemas no coração, no baço e até erupções cutâneas.

Micoses
A proliferação de fungos em ambientes abafados e úmidos podem levar a diversos problemas e, dentre eles, a micose. Coceira, manchas vermelhas, erupções cutâneas e ardor são alguns dos sintomas que aparecem nas regiões mais afetadas do corpo.

Viroses
As viroses são doenças causadas por vírus que apresentam sintomas bastante comuns, como febre, diarreia, dores nas articulações, dor de cabeça e vômito. Apesar de durarem apenas alguns dias, as viroses precisam de atenção pois causam desidratação e são muito comuns em épocas chuvosas, quando o tempo fica mais abafado ou as águas ficam contaminadas.

Leia mais:

Moradores da Zona Norte sofrem com fortes chuvas em Manaus

Forte chuva causa estragos e deixa trânsito congestionado em Manaus

Manaus deve manter alerta para fortes chuvas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *