×
Expectativa

David Almeida lidera pesquisa na corrida eleitoral para a prefeitura em 2024

Pesquisa apresentou o nome de sete pré-candidatos a Prefeitura de Manaus em 2024

Foto: Reprodução

Manaus (AM) — O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lidera o ranking de intenção de voto dos eleitores para a disputa eleitoral de 2024. Buscando a reeleição, o chefe do executivo-municipal alcança 29,3%, seguido do deputado federal Amom Mandel (Cidadania). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná e foi publicada nesta terça-feira (16).

Segundo o material divulgado, a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de abril de 2024. Se as eleições fossem realizadas hoje e a população só votasse nos candidatos destacados, David Almeida teria 29,3%; seguido de Amom Mandel, com 25,9%; em terceiro lugar, Capitão Alberto Neto (PL) pontua 11,5%; na sequência, Roberto Cidade (União Brasil) apresenta 7,6%; em quinto lugar, Marcelo Ramos (PT) tem 6,3%; seguido de Maria do Carmo (Novo) 2,9%; e em último lugar, Wilker Barreto (PMN) com 2,5%.

Foto: Instituto Paraná

A presença de Marcelo Ramos na pesquisa chama atenção, já que o político deixou o PSD e filiou-se ao PT, a pedido do presidente Lula. Até o momento sendo o único candidato petista, Ramos divide a intenção de votos com Capitão Alberto Neto, candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A movimentação da esquerda na capital amazonense ainda é intensa, já que Marcelo tenta atrair o PSB e o PDT para sua chapa, evitando que os dois partidos apoiem Roberto Cidade (União Brasil), candidato do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).

Carreira política

A trajetória política de David Almeida é extensa. Deputado estadual de 2007 a 2018, David foi eleito Prefeito de Manaus em 2020, desbancando o ex-governador Amazonino Mendes. Antes disso, Almeida assumiu o cargo interino de governador do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira.

Já Amom Mandel foi vereador de Manaus até 2021, onde concorreu, no ano seguinte, como deputado federal, conquistando 288.555 votos, a maior votação proporcional do país. Mandel viralizou nas redes sociais após ter apenas um segundo de tempo de tela durante sua propaganda política. Com o tempo reduzido, a mensagem “beba água” chamou a atenção do país naquele ano.

Leia mais:

David Almeida abre vantagem nas pesquisas à Prefeitura de Manaus

Encontro entre líderes da zona rural de Manaus e prefeito David Almeida reforça compromisso

David Almeida nega filiação ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro 

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *