Itacoatiara (AM) — O médico itacoatiarense e ex-vereador, Robson Siqueira, denunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (23), que a Prefeitura de Itacoatiara, município no interior do Amazonas, está se recusando a emitir alvarás de funcionamento para empresas cujos proprietários são opositores políticos ao prefeito Mário Abrahim (Podemos).
De acordo com o político, Abrahim e o secretário de Finanças, Antonio Marcel Serudo Rebelo, são responsáveis pelo atraso na situação empresarial do município.
“Existe uma triagem e ali dentro daquela secretaria responsável por liberar o alvará, algumas pessoas não conseguem tirar este documento. Eu também sou vítima dessa trama articulada, muito com certeza, pelo prefeito de Itacoatiara e pelo secretário da pasta que prejudica os empresários do município de Itacoatiara”,
apontou o médico.
Ainda de acordo com a denúncia de Robson, ele abriu a empresa há sete meses e deu entrada no processo da legalização do alvará no final de 2023. O processo, que deveria durar uma semana, ainda não foi liberado.
“Não liberaram meu alvará. Falei com a contadora e ela falou: ‘Doutor, isso é provavelmente porque é o senhor, o prefeito faz essa distinção de quem o apoia e quem não o apoia.’ Isso é errado, a administração pública é impessoal, não tem que fazer distinção de quem deve ou quem não deve ter o alvará”,
descreveu Siqueira.
Antidemocracia
Robson Siqueira afirma que é inaceitável que em pleno século XXI, em uma sociedade que preza pela liberdade e igualdade, ainda sejam praticadas ações tão antidemocráticas. O fato de diversos empresários terem sido compelidos a pagar taxas referentes aos anos de 2023 e 2024, sem a contrapartida da emissão dos alvarás, é uma clara demonstração de abuso de poder e desrespeito às leis e aos cidadãos.
O médico finaliza a denúncia reiterando que a democracia não pode ser seletiva, é dever de todas as autoridades “respeitar e proteger os direitos e interesses de todos os cidadãos”, independentemente das convicções políticas. Conforme o político, a população de Itacoatiara merece um governo transparente, justo e comprometido com o bem-estar de todos os habitantes.
O médico Robson Siqueira é ex-vereador, uma vez que foi cassado no ano de 2021 por quebra de decoro. Na oportunidade, o político era oposição e realizou uma série de denúncias contra a Prefeitura de Itacoatiara e o prefeito Mário Abrahim, envolvendo fraude em licitação e uso indevido da máquina pública.
Cassado há três anos, o médico afirmou que não tem problemas com a Justiça Eleitoral e que irá disputar o pleito como vereador em 2024.
A equipe do Em Tempo entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Itacoatiara para falar sobre a denúncia, mas até o momento, não houve retorno.
Leia mais:
Prefeito de Itacoatiara é multado pela segunda em 2024 por falta de transparência
Wilson anuncia R$ 220 mi para infraestrutura e fomento a agricultores em Itacoatiara
Itacoatiara anuncia shows de cantores nacionais para festa de aniversário, mas não revela cachês
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱