Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos, deu início, nesta quarta-feira (6), à mostra virtual “Empreendedoras do Século”, que faz parte do projeto Arte e Jovens nos Museus.
A exposição é totalmente on-line e terá a duração de dois meses.
A história de sucesso de 20 mulheres empreendedoras, sendo uma delas amazonense, é o tema da terceira exposição do projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, que incentiva crianças e adolescentes a frequentarem esses espaços.
A mostra Empreendedoras do Século já está disponível para visitação no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus. O acesso é gratuito.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o objetivo é que os estudantes e todas as pessoas que acessarem a exposição possam sentir a experiência de visitar um museu, ainda que de forma virtual.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso aos equipamentos culturais e turísticos da cidade e incentivar as visitas presenciais ao Muma (Museu Cidade de Manaus), especialmente após este período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19”, explica Oliveira.
O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
São eles: Educação de Qualidade (ODS 4); Igualdade de Gênero (ODS 5); Redução das Desigualdades (ODS 10); e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em acordo com seus países-membros, e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.
“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.
Muma
O Muma, localizado no Centro Histórico de Manaus, reabriu de forma parcial e seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.
As visitas presenciais ocorrem mediante agendamento prévio, realizado exclusivamente pelo e-mail: [email protected].
Os visitantes também devem levar a sua própria garrafa de água, para evitar a proliferação de vírus.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Mostra expõe trabalho de mulheres empreendedoras na Casa das Artes
Museu da Cidade de Manaus oferece exposição virtual
Evento reúne empreendedoras de Manaus para conectar setores
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱