Manaus (AM) – Nesse final de semana, amazonenses homenagearam suas mães com participação de gala nos campeonatos em todo o mundo.
Tivemos amazonenses em ação nos Estados Unidos, na Europa, no Oriente Médio e, lógico, no Brasil, no maior campeonato de Jiu-Jitsu do mundo, que é o Brasileiro CBJJ.
Nos Estados Unidos, na cidade de San Diego, estado da Califórnia, tivemos as vitórias de Luciana Castelo Branco e Jeysen Santiago, no San Diego Open, organizado pela IBJJF, dois cascas grossa da região, que estão radicados nos Estados Unidos e que vêm se destacando nos campeonatos na ‘terra do Tio Sam’.
Na Europa, tivemos Alexandre de Souza “Jupira”, campeão da categoria e absoluto no Internacional de Master Europeu, realizado em Barcelona, organizado também pela IBJJF.
Paralelo a esse evento, no mesmo fim de semana, aconteceu o Abu Dhabi Grand Slam, que teve como grande destaque o campeão Thiago Macêdo, amazonense radicado nos Estados Unidos, estado do Texas, mas que também contou com a participação de vários amazonenses, como Lucas Pinheiro e Andrew Soares. Os pupilos do professor Carlos Holanda se enfrentaram na semifinal e ficaram com prata e bronze até 62 kg. Além dos amazonenses que participaram do King of Mats, na faixa marrom, Elison Soares, da equipe Fight Sports, e Pedro “Bolo”, lutando pela Dream Arts, estiveram lá.
Certamente, tivemos outros amazonenses participando. Estamos lutando Jiu-Jitsu em todos os lugares do mundo.
No Brasil, nessa semana começou o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, organizado pela CBJJ. Esse é, sem dúvidas, o maior campeonato da atualidade.
No primeiro dia de evento, na sexta-feira (6), já tivemos duas campeãs amazonense, Waleska Castro, da equipe GFTeam Northfight, graduada na faixa preta no pódio, e Andreia Cerdeira, atleta de Coari, atualmente residente no Rio de Janeiro, lutando pela Nova União, sob o comando do mestre Dedé Pederneiras.
No segundo dia de evento, sábado (7), a casca grossa manauara, Juliana Aleixo, foi campeã, fazendo duas lutas duríssimas contra adversárias bem maiores que ela, mas em momento algum foi intimidada, impôs seu jogo e sagrou-se campeã.
Nesse fim de semana, tivemos a participação de vários atletas da região, alguns chegando até as quartas de final, muito próximo da zona de premiação, mas que fizeram uma bela participação. Destaque para o campeão amazonense Maik Matos, da Nabil, os atletas Péricles Jr e Rafael “Cachorrão”, da Aníbal JJ, Mazen Tarayra e Anderson “Bodão”, da Equipe Monteiro, entre outros tantos.
No domingo (8), o show amazonense foi de emocionar. Iniciando pelo Master, tivemos Antonio Sotto Mayor, equipe GF Team, sagrando-se pentacampeão amazonense, fazendo várias lutas duríssimas.
No adulto tivemos participação de grandes nomes, com bastante destaque no cenário mundial, entre eles Samuel Nagai, da equipe Checkmat, e Diego Sodré, defendendo o Clube Feijão, da equipe Fight Sports, sob o comando do professor Melqui Galvão. Também estavam Nathanael Jackson, que não pôde participar do campeonato por ter adoecido – numa decisão sensata, optou por não participar – e Luis Paulo, o aluno nº 1 do professor, que ficou na semifinal após uma campanha muito boa, mas que acabou cometendo um movimento ilegal e foi desclassificado.
Na categoria adulto faixa preta, temos 5 campeões do Amazonas. No feminino, Brenda Larissa fez lutas duras e mostrou total domínio das adversárias, sagrando-se campeã, finalizando a adversária. No masculino, o primeiro amazonense campeão foi Rodrigo “Berimbolo” Otávio, hoje lutando pela Dream Art, vindo do professor Carlos Holanda, no Amazonas. Em seguida vem o “bonde” do professor Melqui Galvão, com outros 3 campeões.
Diogo “Baby Shark” Reis, bem confiante, lutou com bastante garra. Fabricio “Hokage” Andrey destacou-se pela agressividade, sem dar espaço ao adversário e finalizou Kennedy, filho do professor Cobrinha. Kennedy lutou um verdadeiro campeonato amazonense, passando nas fases anteriores por Samuel Nagai e Diego Sobré, até ser finalizado na final pelo “Hokage”.
Certamente teremos muitos outros amazonenses se destacando nos demais dias de campeonato, que retorna nesta terça-feira (10) e vai até o próximo domingo (15). Nossa torcida pelo Amazonas permanece.
*Ricardo Amaral Filho – [email protected] e Diego Gomes Forero – [email protected]
Leia mais:
Jiu-jitsu do AM supera em resultados durante Campeonato em Manaus
Após meses de preparação em Manaus, jovens vão a SP para o Brasileiro de Jiu-Jitsu
Paratletas do AM sobem ao pódio no jiu-jitsu e conquistam 30 medalhas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱