Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (18), às 9h, o espaço cultural Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, bairro Centro, em parceria com a Aliança Francesa, abre suas portas para receber a oficina “Criação de som em torno do filme-concerto“, que será ministrada pelos músicos franceses Jérôme Lopez e Xavier Garcia.
As inscrições podem ser feitas em um link disponível no Instagram do local (@casaraodeideias).
Em turnê pelo Brasil, os músicos fazem parte da companhia Arfi, uma associação de músicos profissionais sediada em Lyon desde 1977, e que representa uma das histórias de sucesso coletivo do cenário do jazz europeu.
Com apenas 20 vagas, a oficina busca sons para re-musicalizar um pedaço de filme, proporcionando assim uma espécie de loop musical. De acordo com a dupla, a atividade é perfeita para um público mais jovem.
Exibições
Porém, nesta terça-feira (17), a partir das 20h, no Largo São Sebastião, com entrada gratuita, Jérôme Lopez e Xavier Garcia farão intervenções sonoras nas exibições de dois filmes-concertos: “Metropolis” e “Steambot“, os quais terão suas trilhas sonoras tocadas ao vivo.
“Steamboat“, de Charles Reisner, é um filme mudo estadunidense de 1928, do gênero comédia de ação.
Dois barqueiros disputam passageiros no River Junction: o capitão William Canfield e o poderoso John James King. Um dia, o filho de William chega à cidade e apaixona-se por Marion King, a filha do rival.
Já “Metropolis“, ícone do cinema mundial e marco de expressionismo alemão, do diretor alemão Fritz Lang, de 1927, representa um mundo imaginário onde a sociedade está dividida entre a cidade subterrânea, composta principalmente de escravos, e a elite, que vive em uma cidade paradisíaca.
*Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
“Jardim de Roselle” é o novo espaço gastronômico do Casarão de Ideias
Casarão de Ideias encerra ocupação sobre o Teatro Amazonas
Projetos do Casarão de Ideias são aprovadas pelo Fundo Municipal de Cultura
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Amei o artigo, só uma coisa chamou a minha atenção:
Fritz Lang é um diretor austríaco, não alemão 😉
Um abraço desde a Áustria