Kansas City (EUA) – Messi ultrapassa Pelé e bate recorde histórico em Copas do Mundo. Lionel Messi estreou com uma atuação de gala e três gols na Copa do Mundo de 2026, atingindo um feito inédito na história do futebol mundial. O craque argentino alcançou a impressionante marca de 16 gols em Mundiais durante o confronto entre Argentina e Argélia, disputado nesta terça-feira (16/06), no Arrowhead Stadium, em Kansas City. Com o hat-trick, o camisa 10 se igualou ao alemão Miroslav Klose como o maior artilheiro de todos os tempos da competição.
O gol que coroou a noite e garantiu sua 16ª bola na rede em Copas aconteceu após uma finalização espetacular de fora da área. Além do faro de gol, o atacante acumula 8 assistências ao longo de suas participações. Somando esses números, Messi totaliza 24 participações diretas em gols (16 gols e 8 assistências), tornando-se o jogador mais decisivo da história das Copas, deixando para trás o Rei Pelé, que mantinha o recorde com 22 participações (12 gols e 10 assistências).
O primeiro homem com seis Copas no currículo
Além de esmagar os recordes de gols e assistências, o gênio argentino quebrou outra barreira histórica ao pisar no gramado nos Estados Unidos. Messi se tornou oficialmente o primeiro jogador de futebol a disputar seis edições de Copa do Mundo, um feito inédito de longevidade para o atleta que joga o torneio de forma ininterrupta desde a edição de 2006, na Alemanha.
Apontado por milhões de torcedores e especialistas como o maior de todos os tempos, o craque já ergueu o troféu da Copa do Mundo na edição de 2022 e foi vice-campeão em 2014. Sob a sua liderança, a seleção da Argentina chega para o Mundial de 2026 com o status de atual detentora do título e franca favorita a mais uma taça.
Cristiano Ronaldo e Ochoa na cola do recorde
A marca exclusiva de seis Copas disputadas, no entanto, pode ganhar novos membros nos próximos dias. O goleiro mexicano Guillermo Ochoa está integrado ao elenco do México nesta edição, mas como atualmente ocupa o banco de reservas, ainda não fez sua estreia oficial em campo para carimbar a sexta participação.
Já o grande rival histórico de Messi, o português Cristiano Ronaldo, está a poucas horas de igualar o recorde de longevidade. O craque de Portugal deve entrar em campo nesta quarta-feira (17/06) no duelo contra a seleção do Congo. Caso atue por alguns minutos, o atacante europeu também chegará à sua sexta Copa do Mundo, mantendo viva a maior rivalidade do futebol moderno.
Leia mais:
