×
Preso

Homem de 73 anos é preso por estuprar adolescente autista em Manaus

O autor do crime, ainda convidou os agentes da Depca para tomar um café no momento da prisão

Manaus (AM) – Um adolescente de 12 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi estuprado por um homem de 73 anos, preso por policiais da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), nesta quarta-feira (1). O caso aconteceu no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus.

Segundo a titular da Depca, delegada Joyce Coelho, o caso foi descoberto após a mãe da vítima levar o garoto ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro. Ele se queixou de uma dor intensa na barriga. Depois de exames, foi constatado que o menor foi abusado sexualmente.

“A criança, então, relatou que um vizinho, proprietário de um restaurante, que é ex-patrão da mãe dele, teria o atraído até a casa onde aconteceu o ato sexual e, na delegacia, em escuta especializada, esse menino relatou que o fato já havia acontecido outras vezes, onde o autor, aproveitando-se da pouca idade do menino e de ser um adolescente especial. O autor cometia os crimes e o garoto se recorda que o autor lhe deu R$11, que o garoto comprou pão de queijo. Ou seja, um adolescente vulnerável, também, economicamente”, afirma.

Estuprador e assassino

Ao tomar conhecimento do crime, ainda de acordo com a delegada, os policiais realizaram diligências e encontraram o idoso em uma rua do bairro Colônia Antônio Aleixo, por volta de 6h30, efetuando a prisão do homem em flagrante.

Na Depca, os policiais também descobriram que, em 2010, o homem já havia praticado um homicídio contra uma menina de 10 anos, matando a vítima por estrangulamento.

“Ele oferecia dinheiro para essa criança no bairro para ter relações sexuais com ela. Com o passar do tempo, a menina contou os fatos. Inclusive, para a mulher dele, na ocasião. Ele passou a perseguir a criança, fazer ameaças e a menina, no dia 30 de novembro de 2010, apareceu morta com sinais de estrangulamento. No decorrer da investigação, foi solicitada a prisão preventiva dele que, na época, tinha 62 anos. Hoje, ele tem 73. O processo transcorreu e ele respondeu em liberdade, foi condenado a 16 anos. Em 2020 foi expedido um mandado de prisão, mas a defesa dele pediu que fosse domiciliar alegando a idade e o Covid”, disse Joyce Coelho.

Com a prisão domiciliar, ele passou todo o processo do homicídio solto. Agora, a segunda instância confirma a sentença condenatória pelo estrangulamento da criança.

“A pessoa se alega idoso para ter prisão domiciliar e continua cometendo abusos sexuais da mesma forma. E vemos o risco que esse adolescente, de agora, estava correndo de aparecer morto. Principalmente agora, que ele fez a denuncia”, relata a delegada.

Cafézinho

No momento da prisão, os policiais observaram a frieza do criminoso, que ainda convidou os agentes da Depca para tomar um “cafézinho”.

“Estava frio, tranquilo e ainda nos convidou para tomar um ‘cafézinho com pão’. Ele não alegou nada. Está preso e vamos comunicar a vara de execuções penais, sobre o homicídio qualificado e demonstra que tem capacidade, apesar da idade, para cometer crimes graves. O perfil dele é esse e é um comerciante que mora sozinho e pode ser que apareçam outras vítimas. Nesta casa em que vive é que cometeu o crime contra o menino de 12 anos”, disse Joyce Coelho.

Atendimento

O adolescente de 12 anos passou por atendimento médico e recebe atendimento psicológico. Depois, será encaminhado ao Serviço de Atendimento de Vítimas de Violência Sexual, na Maternidade Moura Tapajós e a família orientada, com todos os acompanhamentos. A criança apresenta dificuldade de fala, por ser especial. Foi neste momento que o autor se aproveitou das dificuldades da criança.

Acompanhe a live com o repórter Carlos Araújo:

Acompanhe os vídeos divulgados pela polícia do momento da prisão:

Chegada dos policiais no restaurante do homem
Momento em que a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, e os policiais, chegam na casa do criminoso

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Criança de 10 anos relata por meio de bilhete abuso sexual do padrasto

Professora presa por abuso sexual “seduzia” aluno com McDonalds

Suspeito de pedofilia filmava abuso sexual de afilhadas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *