Manaus (AM) – Dando continuidade ao treinamento do Censo da Educação Básica 2022, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto finalizou, nesta quarta-feira (22), a orientação para profissionais da rede privada e federal de Manaus.
O treinamento contou com a participação de cerca de 210 secretários, além de técnicos do Censo e técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
O treinamento foi realizado no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). Anteriormente, participaram do evento servidores da educação das redes estadual e municipal, do interior e da capital.
A formação trata da importância da coleta de dados correta, a fim de que políticas públicas e recursos possam ser aplicadas na educação.
Ele aprimora os conceitos novos do Censo Escolar 2022, além de aperfeiçoar a coleta de dados do censo nas escolas da rede privada e federal.
Por meio do censo, são analisados os dados das escolas públicas, privadas e federais da capital e do interior, a fim de que a pesquisa estatística seja aplicada no desenvolvimento da educação e dos recursos disponibilizados.
Em âmbito nacional, as orientações são realizadas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), e a coordenação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No Amazonas, a iniciativa está sendo coordenada pela equipe técnica da Secretaria de Educação, por meio Departamento de Planejamento e Gerência de Estatística.
A coordenadora do Censo Escolar, Darlene Guimarães de Melo, comenta que o treinamento é essencial para a educação pública em todos os níveis.
“Precisamos aperfeiçoar a coleta do censo nas redes, principalmente os relatórios de justificativa e alertas por parte dos secretários. O treinamento vem sendo realizado por meio das palestras e com os slides, após as trocas o material será disponibilizado a todos por meio de e-mails e Whatsapp”, explicou a coordenadora.
Educacenso
O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.
Os dados coletados corroboram com aprimoramento da gestão na educação e permitem que sejam desenvolvidas políticas educacionais capazes de modificar cenários severos no segmento.
*Com informações da Agência Amazonas
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Projeto leva peças de teatro infantis para escolas públicas de Manaus
Mais de 100 vagas gratuitas são oferecidas para a Educação de Jovens e Adultos em Manaus
Laboratórios de robótica para escolas estaduais de Parintins
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱