×
PESQUISA

Educação promove treinamento para escolas privadas e federais de Manaus

Por meio do censo, são analisados os dados das escolas públicas, privadas e federais da capital e do interior

treinamento do Censo da Educação Básica
O treinamento foi realizado no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). - Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Manaus (AM) – Dando continuidade ao treinamento do Censo da Educação Básica 2022, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto finalizou, nesta quarta-feira (22), a orientação para profissionais da rede privada e federal de Manaus.

O treinamento contou com a participação de cerca de 210 secretários, além de técnicos do Censo e técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O treinamento foi realizado no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). Anteriormente, participaram do evento servidores da educação das redes estadual e municipal, do interior e da capital.

A formação trata da importância da coleta de dados correta, a fim de que políticas públicas e recursos possam ser aplicadas na educação.

Ele aprimora os conceitos novos do Censo Escolar 2022, além de aperfeiçoar a coleta de dados do censo nas escolas da rede privada e federal.

Por meio do censo, são analisados os dados das escolas públicas, privadas e federais da capital e do interior, a fim de que a pesquisa estatística seja aplicada no desenvolvimento da educação e dos recursos disponibilizados.

Em âmbito nacional, as orientações são realizadas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), e a coordenação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No Amazonas, a iniciativa está sendo coordenada pela equipe técnica da Secretaria de Educação, por meio Departamento de Planejamento e Gerência de Estatística.

A coordenadora do Censo Escolar, Darlene Guimarães de Melo, comenta que o treinamento é essencial para a educação pública em todos os níveis.

Precisamos aperfeiçoar a coleta do censo nas redes, principalmente os relatórios de justificativa e alertas por parte dos secretários. O treinamento vem sendo realizado por meio das palestras e com os slides, após as trocas o material será disponibilizado a todos por meio de e-mails e Whatsapp”, explicou a coordenadora.

Educacenso

O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.

Os dados coletados corroboram com aprimoramento da gestão na educação e permitem que sejam desenvolvidas políticas educacionais capazes de modificar cenários severos no segmento.

*Com informações da Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Projeto leva peças de teatro infantis para escolas públicas de Manaus

Mais de 100 vagas gratuitas são oferecidas para a Educação de Jovens e Adultos em Manaus

Laboratórios de robótica para escolas estaduais de Parintins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.