Fim de semana anterior foi muito movimentado na Arte Suave em Manaus, aconteceu, no ginásio Amadeu Teixeira, o Festival Manaus de Lutas, um evento que contou com diversas modalidades, entre elas o jiu-jitsu, com várias lutas casadas, com grande participação dos atletas da cidade, num modelo inovador de evento de luta.
Na Europa, em Caligari, Itália, a equipe do professor Melqui Galvão deu outro show no evento “Honor Submission Challenge”, lutando No Gi, com Mica Galvão num GP até 77 Kg, Luis Paulo fez uma super luta e Fabrício Andrey participou de um “Round Robin”, disputa onde todos lutam contra todo. Todos venceram suas lutas por finalização, inclusive servindo como preparatório para a disputa do ADCC, que acontece em Setembro nos Estados Unidos.
Em Londres, tivemos dois amazonenses lutando o “RAW Grappling Championship”, Diego “Pato” Batista e Thiago Macêdo, onde Pato foi campeão por decisão do juiz, card que contou com outros nomes expressivos do jiu jitsu mundial. Pato que também está em preparação para lutar o ADCC em Las Vegas.
Já nos Estados Unidos, neste final de semana aconteceu o American National, na cidade de Las Vegas, onde uma legião de amazonenses se destacou.
Luciana Mota, atual vice-campeã mundial, se destacou com 4 medalhas no American National, sendo campeã na categoria com e sem kimono, vice-campeã no absoluto sem kimono e terceira colocada no absoluto com kimono, mostrando um jiu jitsu de alto nível e certamente veremos outras lutas de destaque dela.
O professor Omar Salum, competidor nato, sempre participando dos campeonatos que acontecem, também foi campeão com e sem kimono, dominando suas lutas e finalizando. Destaque pra família Salum, pois sua filha, Maria Karolina Salum, também foi campeã, mostrou, novamente, que tem pedigree e é casca grossa.
Alex Martins sagrou-se 8x campeão do American National e Carlos Araújo, ficou com a prata no evento.
Jr Nogueira e Thiago Reinaldo, ambos atletas da Gracie Barra Stafford, também medalharam no evento. Thiago foi campeão categoria e absoluto, já Nogueira ficou com prata e bronze.
Na faixa marrom, temos o atleta da equipe Dream Art, Carlos Henrique, atual campeão mundial, vencendo todas as suas lutas por finalização, com e sem kimono, também de Manaus, defendendo a mesma equipe, Yago Neves fechou a categoria médio com outro colega de equipe.
Entre as crianças, na categoria pena, Ricardo Yoshito Amaral, atleta da academia White House, nesse evento, representando a Art of Jiu-jitsu, sagrou-se campeão finalizando em 30 segundos seu adversário na final. O samurai vem se destacando na gringa, fruto de muita dedicação aos treinos que vem fazendo nessa temporada fora.
Permanecemos na torcida pelos amazonenses e reiteramos o pedido, sempre que tiver um amazonense participando de algum campeonato fora, manda mensagem pra gente, que teremos o maior prazer de divulgar.
*Por Ricardo Amaral Filho e Diego Gomes Forero
Leia mais:
Atletas amazonenses conquistam pódios em grandes eventos do jiu-jitsu
Amazonenses brilharam no mundial de jiu-jitsu 2022
Jiu-Jitsu amazonense desembarca em Belém e traz ótimos resultados
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱