Manaus (AM) – Capital das artes marciais, Manaus (AM) é celeiro de grandes atletas e segue formando campeões. Com apenas 20 anos, o manauara José Henrique Nascimento de Souza, mais conhecido como Henrique Canela, está prestes a integrar o seleto grupo de lutadores do Ultimate Fighting Championship (UFC) e pode ser o mais jovem lutador amazonense e assinar com a organização.
Reconhecido como o evento que revolucionou as artes marciais, o UFC reúne os melhores lutadores. O evento é a maior e mais popular organização de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo.
Praticante de Jiu-jitsu desde os 8 anos de idade, a paixão de Henrique Canela pelas artes marciais começou quando ele entrou na academia com o objetivo de perder peso. O atleta profissional de MMA, ressalta que naquele momento decidiu que seguiria no esporte. Ele não poupa palavras para descrever a sensação de alcançar o que sempre sonhou no mundo da luta.
“Meu pai me colocou para treinar na academia e hoje é a minha profissão é o que amo fazer. Sonhei com esse momento e hoje estou vivendo uma grande fase na minha carreira, na minha vida. Tenha apenas 20 anos e vivo um sonho de que eu sempre sonhei. Trabalhei muito para esse momento, sofri para estar onde estou e eu não vou desperdiçar a oportunidade”, destacou.
Em busca de finalmente conquistar o contrato e fazer parte do maior evento de MMA do mundo, “Canela” viaja para Las Vegas, nos Estados Unidos, para enfrentar o japonês Yusaku Kinoshita pelo peso meio-médio (até 77kg). A luta acontece no dia 30 de agosto, no Dana White’s Contender Series, evento considerado uma “peneira” lutadores para o UFC, em que os atletas devem impressionar o Presidente do UFC, Dana White.
“Vai ser a luta mais importante da minha vida, a que sempre esperei todo o momento e agora estou a um passo do UFC. Pode ter a certeza de que estou muito preparado para essa luta e de que vou dar um show no octógono. A minha expectativa é sair de lá com os braços levantados de qualquer maneira. Estou treinando com os melhores do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Quero muito vencer essa luta e conquistar o meu contrato”, disse Canela.
Seguindo invicto com cinco lutas e cinco vitórias – quatro por nocaute e uma por decisão – no MMA, o manauara tem enfrentado uma intensa rotina de treinos para continuar “ostentando” o currículo. O japonês Yusaku Kinoshita tem 21 anos e já contabiliza seis lutas no MMA. Sem ser invicto, Kinoshita, perdeu por desqualificação Ryuichiro Sumimura, o evento Rizin Fighting Federation, em um duelo que causou grande polêmica.
“Minha rotina de treino é uma rotina muito intensa. Estou trabalhando muito duro para essa luta. O japonês com quem vou lutar é um cara duro, técnico, canhoto, mas estamos estudando o jogo dele. Vou chegar lá no dia 30 de agosto pronto para tudo e o meu braço estará levantado no final da luta”, ressaltou.
Natural de Manaus (AM) e morando na cidade do Rio de Janeiro (RJ) há dois anos, o atleta ressalta que foram muitos desafios pelo caminho, mas o pior foi ter que se mudar para a Cidade Maravilhosa e, consequentemente, ficar longe da família. De acordo com o atleta, o incentivo da família foi essencial para o crescimento no esporte e destaca o pai como o maior impulsionador para que conseguisse conquistar o que já conquistou.
“Minha família sempre me apoiou e meu pai foi o meu maior incentivador. A gente sempre treinou junto, ele é um cara que sempre me incentivou a gostar de fazer esportes. É por causa dele que estou onde eu estou hoje. Tenho a certeza que ele está muito orgulhoso de me ver dando esse grande passo na minha carreira e sou grato por tudo que sempre fez por mim”, complementou.
Henrique Canela pontua ainda que passou por muitos “perrengues” por estar longe da família, mas ressalta que foram necessários para o seu amadurecimento pessoal e profissional. Apesar das dificuldades, o lutador se mostra orgulhoso por ter saído de casa a caminho de um lugar onde não conhecia ninguém para realizar os sonhos.
Henrique treina na academia do renomado mestre Márcio Pontes, que treinou José Aldo Jr. e atualmente é um dos principais treinadores de Ketlen Vieira, que está a um passo da disputa do título do peso galo feminino que hoje pertence a Juliana Penna.
O sonho de Henrique em se tornar um campeão do UFC o acompanha desde que entrou na academia, aos 8 anos de idade. Desde lá, sempre se imaginou lutando em grandes eventos e enxergava esses pensamentos como uma motivação. Seguindo os passos do ídolo do esporte José Aldo, Canela pretende se tornar um dos grandes nomes do MMA no mundo.
“A história do sofrimento que ele passou mostra que a pessoa pode ser um cara forte, gente boa e humilde. O cara passou por tudo o que passou e continua com a humildade. Me inspiro muito nele. Ele é um lutador bem completo, tem uma ‘trocação’ muito boa e também tem um Jiu-jitsu muito bom”, comentou.
Por fim, o atleta deixou ainda uma palavra de incentivo para aquela criança ou adolescente que está começando a praticar artes marciais. Henrique Canela ressalta que, apesar das dificuldades enfrentadas durante a caminhada, o momento da vitória e da realização dos sonhos vai chegar.
“Um conselho para as crianças e jovens é para que eles não desistam. Sei que é muito difícil e todos os esporte são difíceis. São poucos que apoiam, mas se você tem um sonho, siga em frente. Não desista, persista, treine, tenha uma cabeça muito forte, que uma hora a sua vitória vai chegar e o seu sonho vai ser realizado”, finalizou.
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Professor de Jiu-jitsu conquista medalha de ouro na Grand Slam Rio 2022
Jiu-jitsu amazonense dominando o mundo
Atletas amazonenses conquistam pódios em grandes eventos do jiu-jitsu
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱