×
Tecnologia

Sedecti realiza 3º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis do Amazonas

Estande levará rodas de conversas sobre bioeconomia, culinária amazônica, produtos e serviços de startups para a exposição agropecuária

Imagem: Sergilane Azevedo/Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza, de 29 de agosto a 3 de setembro, o 3º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis do Amazonas.

A programação ocorrerá no Espaço da Bioeconomia, na 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que inicia no dia 28 de agosto.

O evento é gratuito e será realizado no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital.

Os interessados em participar das palestras poderão garantir a inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/iii-seminario-de-bioeconomia-do-estado-do-amazonas__1678646. Para os estudantes, cada painel valerá horas complementares.

O secretário executivo da Secti, Luiz Herval, explica a importância do seminário para o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas.

“O estande de bioeconomia vai trazer para dentro da feira de exposição muitas discussões técnicas sobre a sociobiodiversidade. Além disso, abordará questões relativas à importância estratégica da bioeconomia para o desenvolvimento de uma matriz econômica pautada na sustentabilidade ambiental e na justiça social”

, relata.

Espaço Bioeconomia

O estande da Sedecti contará com a “Vitrine da Bioeconomia”, apresentando produtos da sociobiodiversidade amazônica, além das startups, com exposição de produtos e serviços que buscam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à bioeconomia amazônica.

A “Cozinha da Bioeconomia” receberá ecochefs, que prepararão degustação de pratos feitos a partir de produtos regionais para o público visitante.

Fórum de Segurança Alimentar

No dia 31 de agosto, das 8h ao meio-dia, ocorrerá o 1º Fórum de Segurança Alimentar, com o objetivo primordial de iniciar um diálogo entre instituições, programas e iniciativas civis ligadas à temática, construindo uma rede para o fortalecimento da segurança alimentar no estado.

As discussões girarão em torno dos desafios enfrentados pela população, principalmente, no pós-pandemia, como a sociedade pode usufruir efetivamente da diversidade alimentar local, a importância da produção agrícola familiar e a relevância das compras públicas na educação básica.

“Estima-se que o produto desse fórum seja uma nota técnica, com diretrizes para delinear e aprimorar as políticas públicas para promover a soberania alimentar”

, adianta o secretário executivo.

Expoagro

A Expoagro começa dia 28 de agosto e segue até o dia 4 de setembro, no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Alvorada, localizado na zona centro-oeste da capital.

Apresentações musicais, espaço de gastronomia, rodeio e outras atrações estão na programação. Esta será a 44ª edição do evento, considerado a maior vitrine do setor agropecuário no estado.

O evento é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).

*Com informações da assesoria

Leia mais:

Datafolha: Otimismo de eleitores com futuro da economia dá salto

Veja lista de convocação de selecionados para estágio em Direito no MPAM

Ipea projeta queda da extrema pobreza no Brasil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *