Borba (AM) – O festejo de Santo Antônio de Borba (distante a 151 quilômetros de Manaus) agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A festa religiosa, considerada a maior do estado, ocorre de 1º a 13 de junho e tem início com a tradicional procissão fluvial. Os devotos se deslocam de diferentes áreas do Rio Madeira, com a imagem do santo em direção à Basílica.
A Lei 5.975, sancionada pelo governador Wilson Lima, é um reconhecimento da peregrinação religiosa que reúne milhares de pessoas em honra ao santo padroeiro da cidade. Durante os dias de comemoração, são realizadas missas, trezenas e arraiais. A celebração tem seu ápice e encerramento com uma missa solene no dia 13 de junho, data dedicada ao Santo Antônio.
Para o professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sérgio Ivan Gil Braga, a medida é essencial para reforçar essa cultura.
“O reconhecimento é sempre bem-vindo, pois reforça os anseios e costumes dos moradores do município de Borba. O Patrimônio não é só reconhecimento, ele também é um movimento, retratando através da Basílica uma expressão de fé e tradição”,
afirmou o pesquisador.
Para o músico instrumentista do grupo Raízes Caboclas, Otávio Rodrigues, conhecido como “Ótavio di Borba”, a música é considerada tradição no festejo e causa muita emoção aos fiéis. Ele toca banjo há 17 anos na solenidade fluvial.
“Eu convivo com esse festejo há muitos anos, é um festejo que emociona, por meio do dobrado tradicional, onde esperamos o santo com a banda e os fiéis no porto. Nesse período eu criei o projeto “Quatipuru”, nele eu mapeei várias músicas do festival Borbense, incluindo o dobrado tradicional, com as trezenas, que estão organizadas em partituras para as futuras gerações”, pontuou.
Relíquias de Santo Antônio
Santo Antônio é conhecido como Santo Casamenteiro, padroeiro dos pobres, protetor dos objetos perdidos.
Durante a procissão, a imagem do santo é coberta por cédulas. Esse fato ocorre devido a promessa de um homem, que após perder seus bens, prometeu ao santo que se fosse atendido faria devotamente esse ato.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Governo do AM entrega 13 toneladas de alimentos a famílias de Borba
Obras no Centro de Convivência do Idoso entram na reta final em Borba (AM)
Wilson Lima anuncia mais de R$ 42,4 milhões em investimentos para Borba
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱