Manaus (AM) – Por conta do grande fluxo de pessoas chegando para assistir o show de Joelma e Jota Quest, na terceira noite do Festival #SouManaus Passo a Paço 2022, a Prefeitura de Manaus precisou a fechar as entradas do festival por volta das 20h desta segunda-feira (5), na rua Governador Vitório, no Centro da capital amazonense. Na ocasião, um dos portões de entrada foi derrubado e os visitantes invadiram o festival.
Até aquele momento, eram registradas 39,7 mil pessoas em toda a área do #SouManaus. O evento começou no sábado (3), e segue até esta terça-feira (6). As atrações se apresentam nos palcos “Coreto”, “Caboquinho” e “Tucupi”.
Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), informou que a situação de tumulto, na noite de segunda-feira (5), se deu pela insatisfação de algumas pessoas que não atenderam às recomendações de segurança que limitavam o acesso após lotação máxima.
Após especulações por meio das redes sociais, a Prefeitura esclareceu ainda que a informação de que foram usadas balas de borracha é falsa e que não houve registro de feridos.
“O evento seguiu com total segurança. Não houve emprego de balas de borracha, mas a PM usou gás lacrimogêneo para que as pessoas pudessem dispersar e assim evitar maiores ocorrências. Foi uma medida extrema, porém necessária no momento, para garantir a segurança da população”,
disse a nota.
Quanto à ação da Polícia Militar, com referência ao distúrbio civil que ocorreu na entrada do palco Tucupi, a Prefeitura ressalta que foi uma decisão da própria força policial para proteger quem estava lá, devido à tentativa de invasão à força, onde pessoas se machucaram após o portão ter sido deslocado.
Com base no protocolo de segurança do evento, após atingido o limite de público nos palcos, os portões foram fechados para que o evento transcorresse com tranquilidade e segurança. Nesse mesmo momento, a Prefeitura anunciou em suas redes sociais e canais de comunicação a lotação máxima atingida.
Conforme a nota emitida, todo o festival #SouManaus Passo a Paço 2022 é monitorado em tempo real pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), com o apoio de 30 câmeras, permitindo que a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semseg) acompanhe a movimentação do público interno e externo. Isto permite a ação imediata da equipe de campo da segurança privada, Guarda Municipal e Polícia Militar em possíveis ocorrências.
Neste ano, o evento teve recorde de participação de artistas locais, foram mais de 660 trabalhadores da cultura dos segmentos artísticos de música, artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais e teatro, somados a 70 profissionais da gastronomia e mais de 60 artesãos envolvidos durante a realização do festival multicultural,
“É importante ressaltar que historicamente Manaus nunca teve um evento de artes integradas com toda essa grandiosidade. O excedente de público é prova disto. Logo, o #SouManaus Passo a Paço 2022 é considerado um sucesso de segurança, pois conseguiu promover e integrar esses artistas locais, sejam de música, poesia, gastronomia e literatura, com a participação da população”,
finalizou a nota.
Veja o momento:
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Prefeito destaca gastronomia e empreendedorismo no #Sou Manaus Passo a Paço
‘Sou Manaus Passo a Paço’ recebe hoje Felipe Araújo, Joelma e Diogo Nogueira
#SouManaus oferece experiência gastronômica aos visitantes
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱