Manaus (AM)- Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), a abertura da Etapa 2 da Copa Zico, com escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona Oeste da capital. Os jogos contam com a participação de 32 equipes das unidades de ensino da divisão, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
No primeiro dia, foram disputadas partidas do Sub-9 pela manhã, e no período da tarde, na categoria Sub-11. Os jogos acontecem até a próxima sexta-feira (30). Um dos coordenadores da Copa Zico na Semed, Thiago Nogueira, destacou a importância da Etapa DDZ Sul para as unidades de ensino, que tem essa chance de levar os alunos a esse momento de socialização entre todos do evento.
“O prefeito David Almeida e a secretária da Semed, Dulce Almeida, acreditam bastante nessa sintonia entre esporte e educação. O esporte é visto como uma ferramenta fundamental para a educação das crianças. O futebol vai além do campo, essa vivência cultural que as crianças estão tendo aqui, como de entrar no vestiário, se equipar, se aquecer, ganhar ou perder, enfim, voltar para a casa de uma forma feliz”, comentou o coordenador.
O aluno do 3º ano, Luiz Emanuel Lima de Oliveira, 9, da escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Sul, faz parte da equipe Sub-9 da escola na Copa Zico. O atleta que treina em uma escolinha de futsal, não marcou gol, mas saiu de campo satisfeito, além disso, vive a expectativa de fazer um teste no Rio de Janeiro.
“A gente ganhou de 4 a 2 e fico feliz por ter vencido a outra escola. Eu não fiz gol, mas prometo que vou fazer da outra vez. Tive a oportunidade de marcar, mas faltou mais experiência”, disse Luiz.
Vivendo a expectativa de jogar pela primeira vez uma competição no futebol de campo, o professor de Educação Física, Rômulo Sena, da escola municipal Thomás Meirelles, no bairro Petrópolis, zona Sul, disse que os alunos do Sub-9 só participam de jogos no futsal. Para o responsável pela equipe, é um momento único para os alunos.
“É uma satisfação estar participando. Dificilmente os menores participam, geralmente são os mais velhos. A escola atende alunos do 1º ao 5º ano, mas somente os alunos do 4º e 5º ano jogam. Essa é a primeira vez que estamos participando com uma categoria menor. É maravilhoso essa participação, a molecada gostou bastante, está alegre, feliz e é isso que importa, ou seja, fomentar o esporte de base”, completou o professor.
De acordo com o chefe da DDZ Sul, Renato Júnior, que acompanhou de perto todas as disputas, os jogos são uma oportunidade de confraternização entre todos os alunos e unidades de ensino da divisão.
“A gente fica todo mundo feliz com a alegria dos times, a alegria das crianças dos professores e toda equipe da escola, que vem participar e valoriza aqueles atletas que existem dentro das escolas e estão escondidos e tem a oportunidade de aparecer, serem vistos e de repente trilhar um futuro nesse caminho do esporte e do futebol”, contou Renato.
*com informações da assessoria
Fotos – Thaís Araújo / Semed
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
COB divulga oportunidades para atletas na área de Educação
Flamengo se apresenta visando confronto contra o Fortaleza
Seleção feminina é convocada para amistosos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱