×
2ª Mostra

Comemorações do aniversário de Manaus iniciam com 2ª Mostra de Arte Indígena

Para essa edição especial convidaram 26 artistas de 12 povos indígenas residentes em Manaus

Manaus (AM)- Abrindo as comemorações de 353 anos do aniversário da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus lança, no dia 5 de outubro, às 16h, no Palácio Rio Branco, no centro histórico, a 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus 2022.

Para essa edição especial ampliada, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) convidaram 26 artistas de 12 povos indígenas residentes em Manaus, que vão expor obras de arte, como quadros, esculturas e vestimentas com grafismos, expressando culturas e cosmologia.

“Pelo forte simbolismo e presença das culturas dos povos originários na formação da cultura manauara, o prefeito David Almeida fortaleceu a ação e ampliou o projeto da mostra indígena que, na sua primeira edição, exibiu as obras de oito artistas de cinco povos e, na atual, terá representação de 12 etnias e 26 artistas”, destacou  o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Devido ao sucesso e repercussão da primeira edição da Mostra Indígena de 2021, o presidente do Concultura, Tenório Telles, explicou que a exposição deste ano vem recheada de novidades, para mostrar a riqueza e diversidade da cidade multicultural que é Manaus e que abriga tantos povos. “Somos a capital indígena do país, e, por isso, precisamos dar o justo e merecido espaço nas comemorações que marcam o aniversário de Manaus”, explicou Telles.

A curadoria da mostra é feita pelo antropólogo e professor João Paulo Barreto Tukano, que participou da primeira mostra, e a produção é da artista visual Monik Ventilari. Eles destacam que a próxima mostra terá a presença de artistas de renome nacional, como a artista Duhigó (povo tukano) e Dhiani Pa’saro (wanano), dois artistas veteranos no mercado das artes no segmento indígena.

A “Mostra de Arte Indígena de Manaus” é uma das ações culturais mais expressivas do país, pelo reconhecimento que faz da ancestralidade indígena local.

*com informações da assessoria

Texto e fotos – Cristóvão Nonato/Concultura

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Academia Amazonense de Letras concede Medalha de Mérito Cultural

Filme produzido no Museu Amazônia participa de mostra em Paris

Livro sobre toadas é lançado no AM

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *