×
Conferência do Clima

Presidente participa da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto

Evento reunirá autoridades de oito países da região

Brasília (DF), 25.07.2023 - Presidente Lula é entrevistado por Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente, em Brasília. Imagem: TV Brasil GOV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará. O evento reunirá os presidentes dos oito países da região. Segundo Lula, o objetivo é construir uma posição conjunta que será levada à conferência do clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

“Brasil, os países da América do Sul que fazem parte da Amazônia, mais os dois Congos [República do Congo e República Democrática do Congo] que nós convidamos para vir à reunião, mais a Indonésia, são os países que têm muita reserva de floresta. Então, o que nós queremos é dizer ao mundo o que queremos fazer com a nossa floresta e dizer o que o mundo tem que fazer para ajudar, porque prometeram US$ 100 bilhões em 2009 e até hoje não saiu esses US$ 100 bilhões”,

disse durante o programa Conversa com o Presidente, ao lado do jornalista Marcos Uchôa. O programa é transmitido pelo Canal Gov.

Ainda em agosto, Lula viaja para a África do Sul onde participa, de 22 a 24, da Cúpula do Brics – bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Já em 9 e 10 de setembro, o presidente estará na Índia para a Cúpula do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. O Brasil receberá a presidência temporária do grupo para 2024.

Em 19 de setembro, Lula abre a sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, segundo ele, também será lançado um programa de geração de empregos entre os países.

Leia mais:

Deputado quer incluir doadores de pulmão, rins e fígado para meia-entrada no AM

Procuradoria e PC-AM iniciam capacitação de policiais civis sobre violência contra as mulheres

David Almeida recebe Medalha Mérito Santos Dumont durante cerimônia alusiva aos 150 anos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *