×
Emprego e renda

Live do Carnaval do AM gera mais de 2 mil postos de trabalho

A geração de renda acontece de forma direta e indireta nos barracões das escolas de samba de Manaus

Manaus (AM)- Mais de 2 mil trabalhadores estão envolvidos na preparação das alegorias, fantasias e apresentações musicais neste Carnaval, que vai ser realizado em formato de live, de 17 a 19 de março, no Centro Convenções – Sambódromo.

Conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a geração de renda acontece de forma direta e indireta nos barracões das escolas de samba de Manaus.  

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o Carnaval aquece a economia, gerando postos de trabalho em diversas áreas, desde a criação de fantasias e alegorias até trabalhadores de transporte por aplicativo. 

“Em uma edição regular do Carnaval, geramos cerca de 10 mil postos de trabalho, sendo 4,5 mil somente nos galpões dos grupos Especial e Acesso. O que denota essa importância do Estado no apoio a esses eventos. Com esse cenário de melhora da Covid-19 já foi possível, com a Live de Carnaval, gerar mais de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos neste ano”, declarou o secretário. 

As escolas estão se empenhando para mostrar a tradição do samba amazonense, mesmo sem o caráter competitivo. Cada escola vai levar uma alegoria e itens como mestre-sala e porta-bandeira, bateria, puxador de samba, passistas e alas, com número de integrantes reduzido de até 400 pessoas.  

O artista plástico Natalício Vasconcelos diz que ficar longe do Carnaval foi muito difícil, mas o retorno tem sido animador, criando boas expectativas para o setor.  

“É muito gratificante estar voltando, porque o que a gente gosta de fazer é isso: o trabalho artístico. Isso é muito bom, muito importante, apesar das coisas estarem abrindo devagarzinho, é só ter cautela, paciência que a gente vai voltar ao normal. Essa live é a melhor coisa que poderia acontecer, para começar a se preparar e no próximo ano estar tudo certo”, comenta Natalício.  

Desfile

As escolas vão iniciar o desfile pela concentração, com evolução em frente ao palco da apresentação, montado ao fim dos blocos A e E. O tempo máximo de desfile de cada agremiação é de até 30 minutos para os Grupos de Acesso e 40 minutos para as escolas do Grupo Especial.   

O público, fixado em 3 mil pessoas, vai contar com duas entradas. Uma localizada na Rua Jornalista Flaviano Limongi (entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia) e a segunda entrada estará disponível pela Avenida do Samba (escada das baianas). 

Para acessar o evento, o público, os foliões das escolas e os trabalhadores envolvidos na ação devem apresentar a carteira de vacinação com o ciclo atualizado de imunização contra a Covid-19, na entrada do evento.

*Com informações da assessoria

Fotos: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Ordem de desfile das escolas de samba é divulgada

Cremosinho faz estreia em Manaus com stand up

Fotógrafa do Amazonas ganha menção honrosa em concurso

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *