×
cooperativas de crédito

Sistema de Crédito projeta crescimento de 17% em número de associados PJ no Brasil

Instituição financeira cooperativa tem mais de um milhão de empresas associadas, sendo a maior parte da base formada por micro e pequenas empresas

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) prevê aumentar sua base de associados pessoas jurídicas (PJ) em 17% no ano de 2023. Dos mais de um milhão de associados PJ no Brasil, 74% são micro e pequenas empresas; 22% microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes. A representatividade entre os menores é tão expressiva que, das mais de 1,1 milhão de pequenas empresas no Brasil, 25% são associadas atualmente à instituição.

O aumento segue a tendência apontada pelo Banco Central (BC), ao indicar que os associados (PF e PJ) às cooperativas de crédito já somavam 15,6 milhões em dezembro de 2022, sendo o ritmo de crescimento de associados Pessoas Jurídicas superior ao aumento de Pessoas Físicas. Ainda conforme o BC, as empresas já correspondem a aproximadamente 15% do total da base de associados às cooperativas de crédito no Brasil. No Sicredi, atualmente os associados PJ representam 14,4% da base.

Acesso a linhas de crédito para manutenção e expansão dos negócios com taxas mais atrativas e adequadas à realidade, consultoria financeira e isenções são alguns diferenciais da instituição financeira cooperativa.

“O atendimento próximo e a parceria para negócios e investimentos oferecidos pelo Sicredi estão atraindo cada vez mais empresas para o cooperativismo de crédito, reconhecido como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional. Com a proposta de ‘entender para atender’, oferecemos soluções financeiras ideais para os negócios dos nossos associados, com taxas justas e participação nos resultados. É valido lembrar que a atuação da instituição financeira cooperativa beneficia não somente o crescimento dos associados, mas abarca a comunidade, promovendo o desenvolvimento da economia local”,

afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, Ézio Almeida.

Ele complementa que a instituição financeira cooperativa atua para avançar ainda mais nesse segmento no Estado, disponibilizando às empresas soluções que atendam suas necessidades.

Para dar suporte às empresas são mais de 300 soluções financeiras e não financeiras, entre elas Fluxo de Caixa (aceitação, cobrança, folha de pagamento, gestão de pagamentos e gestão financeira), crédito, investimentos, cartão empresarial, câmbio, consórcios, seguros, entre outros.

Carteira de crédito

No mês de julho, o saldo da carteira de crédito para empresas superou a marca R$ 62 bilhões no Brasil, sendo que 38% deste montante estão concentrados em empresas de micro e pequeno portes. A carteira de crédito PJ representa 35% da carteira de crédito total da instituição financeira cooperativa.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 240 municípios e possui 311 agências, para o atendimento a mais de 1,152 milhão de associados. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Palestra para empreendedores de Manaus aborda como conseguir bem-estar e lucro

Serasa: 59% das dívidas de cartão de crédito são de compras em supermercados

Mais da metade dos brasileiros diz que procurou crédito extra no último ano, mostra Serasa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *